O tempo de Advento e Natal pode nos ajudar a fazer uma parada para refletir e repensar as nossas ações. O respeito à natureza pode ser manifestado de formas diferentes, começando pel o consumo responsável, sem consumir o mundo em que vivemos. Temos de nos preocupar em saber como um produto foi fabricado e como será descartado, o chamado ciclo de vida.
Com alguns pequenos gestos, podemos contribuir para um Natal mais ecológico. Vamos evitar enlatados e alimentos com muitas embalagens, dando preferência aos alimentos integrais, naturais e ecologicamente produzidos, não esquecendo de levar sacolas às compras, evitando montes de plástico que as lojas oferecem. Vamos comprar alimentos nas feiras ecológicas e, se não houver esta opção, alimentos locais e da época. Que tal substituir o chester e o peru, por um frango caipira?
Nas festas, não vamos usar copos, talheres, toalhas e guardanapos descartáveis, pois poluem o meio ambiente. Nosso desafio é resgatar os hábitos que serviram a nossos pais e avós, utilizando novamente guardanapos e toalhas de pano. Vamos dispensar plásticos e fitas, criando embalagens de presentes com materiais reciclados.
Comemoremos com nossos amigos e familiares com presentes originais e solidários com o nosso planeta, sendo esta uma pequena contribuição para um futuro melhor. Vamos aproveitar a festa natalina para disseminar o consumo consciente entre amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que nós podemos dar à humanidade, lembrando que os ingredientes principais de uma ceia natalina são amor, harmonia, alegria, solidariedade, compreensão, carinho e amizade.
Ingrid M. Giesel é Engenheira Agrónoma e Coordenadora do Capa
Valdete Jantsch é Economista Doméstica e membro da equipe técnica
Núcleo Erexim
(Fonte: Jornal Evangélico Luterano, Ano 36, Dez.2007, p.11)