Cuidado com a Criação



ID: 2691

Projeto da Federação Luterana Mundial mobiliza jovens brasileiros em prol da sustentabilidade

06/11/2011

Durante seis meses (abril a outubro) cinco grupos de jovens do Brasil estiveram envolvidos em um intercâmbio virtual com jovens de outros países, no intuito de trocar idéias e experiências a respeito de sustentabilidade, meio-ambiente e justiça eco-social. Os jovens puderam compreender os desafios sócio-ambientais de seus contextos, e relacioná-los com a conjuntura global. Organizado pela Federação Luterana Mundial, o projeto, chamado LWF Together – the Earth needs you, contou com mais de mil jovens de todo o mundo. Enquanto que o continente africano teve o maior numero de jovens no intercâmbio, a América Latina ficou em quinto lugar, sendo a IECLB a terceira Igreja com o maior número de participantes no mundo.

O grupo de Sapiranga, que contou com jovens das duas paróquias da cidade, teve como parceiros de intercâmbio um grupo do Japão, um da Suécia e outro de Papua Nova Guiné. Os encontros foram realizados nas casas dos jovens, e por vezes, intercalados por visitas a locais estratégicos, como o Morro Ferrabraz, ponto turístico da cidade. O grupo foi também prestigiado pelos Pastores Elton Bender e Ilmar Kieckhoefel, que estiveram acompanhando algumas reuniões. Como base, utilizou-se o livro-guia do projeto, produzido pela Federação Luterana Mundial. Sendo os textos em inglês, o grupo pode praticar a língua, através da leitura ou de traduções, que eram feitas ora simultaneamente ora antecipadamente. O livro ainda pode ser encontrado no link abaixo, do site oficial do projeto LWF Together. (Além de inglês ele está disponível em outras três línguas: alemão, espanhol e francês). http://lwfyouth.files.wordpress.com/2011/05/lwf-together-guidebook-en.pdf  

Com base nos textos, por exemplo, o grupo pode tomar conhecimento a respeito de algumas realidades bem diferentes da nossa, como a indiana, queniana e norte-americana. Além da troca sobre os problemas ambientais, soluções e idéias sobre mudanças climáticas, o livro-guia foi muito importante por chamar atenção para um fato que por vezes não damos a devida atenção: apesar de estarmos tão distantes destes países em questão de aspectos culturais, sociais, econômicos ou políticos, estamos também muito próximos, pois todos nós confessamos  a mesma fé, e estamos unidos em um mesmo objetivo: Na esperança e no compromisso com a Criação de Deus.   

A partir de alguns problemas, como a dificuldade dos norte-americanos mudarem seu comportamento em função de escolhas mais amigáveis ao meio-ambiente, ou eco-friendly, conforme a expressão local; as mudanças climáticas na costa indiana, como enchentes intermitentes a longos períodos de seca; a dificuldade da população queniana em obter água e suas dificuldades de moradia; etc. Podemos discutir sobre algumas dificuldades locais em relação ao desenvolvimento sustentável, como a plantação de eucalipto em substituição a culturas de subsistência de muitas famílias de nossa região, e também a questões de problemas ecológicos, como a mortandade de peixes no Rio dos Sinos e a ocupação irregular de áreas sensíveis a enchentes, desmoronamentos, etc. Essa reflexão nos rendeu inclusive a publicação de um texto produzido por nosso grupo no site da Federação Luterana Mundial, disponível no seguinte link (em inglês): http://www.lutheranworld.org/lwf/index.php/bringing-about-visible-change.html

O projeto veio ao encontro não só do tema do ano da IECLB, Paz na Criação, Esperança e Compromisso, como também do Mês de Missão da Juventude, que este ano lançou a Cartilha Criatitude – Jovens pelo cuidado com a criação. http://criatitudejeieclb.blogspot.com/ . Sintonizado no mesmo objetivo, foram feitas reflexões acerca da palavra de Deus, do papel da igreja e da nossa responsabilidade como cuidadores da mesma:
Somos responsáveis pelo cuidado de toda a criação de Deus: na relação com as outras pessoas, com o meio ambiente, no modo como consumimos, como fazemos economia e como participamos da construção das diferentes políticas públicas. Não somos as únicas criaturas, se não uma parte interdependente da criação.

Como ação final do projeto, o grupo organizou um culto especial sobre Sustentabilidade, que aconteceu na Comunidade Vida Nova, no dia 16 de Outubro. Foi um encontro inovador em vários sentidos. Além de ser organizado pelos jovens, o culto contou com a apresentação do biólogo da prefeitura, que trouxe à comunidade ações que estão sendo desenvolvidas no município com relação ao meio-ambiente. O culto teve o intuito de apresentar os resultados do projeto LWF Together, e contou também com a apresentação da Cartilha Criatitude - Jovens pelo Cuidado com a Criação. Foi exibido também um trecho do filme “A Última Hora” que trata da urgência da questão ambiental. Contou-se ainda com a mensagem do Pastor Elton Bender. Mas foi no intuito de transformar as reflexões em ações concretas, que a participação do biólogo da Diretoria de Meio-Ambiente da Prefeitura de Sapiranga, Alex Trombini, foi essencial, sendo a comunidade, por fim, desafiada a se engajar em um dos projetos: Projeto Piloto  de Arborização Urbana, Ecopontos Para Coletas de Pneumáticos, Campanha para  Recolhimento do Lixo Eletrônico, Programa de Atenção à Fauna Nativa, ETE Por Zona de Raízes, Campanha de Olho no Óleo, e a Campanha Horta Urbana.

Percebemos que este é um assunto de extrema importância, com o qual nós, cidadãos do mundo e também cristãos preocupados com a sociedade e com a criação de Deus, somos chamados a nos importar e a fazer a diferença. Ao contrário do que se possa pensar, há, sim, muitos projetos em prol da sustentabilidade que já acontecem nas nossas cidades e comunidades. Conhecer estes projetos e mobilizar os amigos e a família para juntos se engajarem, apresenta-se como uma solução viável para darmos o primeiro passo da transformação.
Grupo: Raquel Helene Kleber, Anderson Lourenz, Oscar Berg, Camila Feld, Kelly Mewius, Adair, Davi Kleber.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
REDE DE RECURSOS
+
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br