Diante da grave crise hídrica que o Espírito Santo enfrenta, a Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 fez brotar uma reflexão conjunta e ações concretas. Igrejas, entidades e a sociedade civil de Santa Teresa estão se mobilizando para estudar e provocar ações urgentes que amenizem os efeitos da falta da chuva e tragam de volta a água que não corre mais.
Esse é o objetivo do Fórum que vai acontecer no Ifes - Campus Santa Teresa no dia 2 de julho, das 8h às 16h, que terá a presença de entidades como IDAF, Incaper, Cesan, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce, promotoria, entre outros, que apresentarão o atual cenário e as perspectivas para os próximos anos. Na parte da tarde grupos de trabalho (agricultores, jovens, igrejas, educação, fiscalização, comunidade e reflorestamento) vão apresentar os projetos que serão executados a curto, médio e longo prazo. O objetivo é sensibilizar a comunidade na preservação de áreas verdes e recuperação das áreas degradadas em torno da Bacia do rio Santa Maria do Rio Doce.
Este rio nasce na Serra do Gelo entre Santa Teresa, a 980 metros de altitude e percorre 93 km até desaguar no Rio Doce em Colatina. Ele drena uma área de 935 km² e, no seu percurso, atravessa os municípios de Santa Teresa, São Roque do Canaã e Colatina. Nesse entorno quer se desenvolver ações que, além de preservar e recuperar as nascentes, também mudem o modo de trabalhar a terra e evitem o êxodo rural para os grandes centros urbanos. O que for encaminhado no fórum vai desenvolver ações que podem estimular a criação de movimentos similares em outras comunidades e municípios do Espírito Santo. É um exemplo concreto da ação missionária da Igreja em favor da Casa Comum.
Local: Ifes - Campus Santa Teresa - Santa Teresa/ES
“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”