𝑷𝒐𝒓𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒂 𝒂 𝒄𝒓𝒊𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒂 𝒖𝒎 𝒔𝒐́ 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒈𝒆𝒎𝒆 𝒆 𝒔𝒖𝒑𝒐𝒓𝒕𝒂 𝒂𝒏𝒈𝒖́𝒔𝒕𝒊𝒂𝒔 𝒂𝒕𝒆́ 𝒂𝒈𝒐𝒓𝒂 (Romanos 8.22)
Hoje, 2 de agosto, chegamos ao Dia de Sobrecarga da Terra. Neste dia, a humanidade terá consumido o estoque de recursos naturais para o ano inteiro. Em outras palavras, isso significa que a demanda humana ultrapassa a capacidade de renovação dos ecossistemas terrestres no ano.
Nesta conta, pode-se dizer que a humanidade está utilizando a natureza de forma 1,7 vez mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. De hoje até o dia 31 de dezembro utilizaremos o saldo de bens e serviços ecológicos que deveriam ser das gerações futuras.
Para que tenhamos um futuro mais justo, saudável e em equilíbrio com a natureza e com tudo que nos cerca, precisamos assumir nossa responsabilidade nesse contexto de degradação e agir em prol da conservação ambiental, garantindo a regeneração do meio ambiente e da justiça socioambiental.
Oração
Deus da vida e da compaixão, criador e mantenedor de toda a vida no céu, na terra e nas águas:
Concede comprometimento e coragem para protegermos e preservarmos a beleza e integridade de tua criação.
Inspira o entusiasmo e a ousadia de transformarmos modos, culturas e hábitos que devastam, consomem e esgotam a existência de tua criação, para uma vida de cuidado, proteção e sustentabilidade.
Ilumina e converte a vida das pessoas que destroem as matas, matam os animais, poluem as águas, consomem e devastam a vida criada por teu amor, gerando desequilíbrio, extinção, sobrecarga e morte.
Perdoa o nosso silêncio, acomodação, conformismo e devastação que causamos por nossas escolhas e modelo consumista.
Dá sabedoria e discernimento para vivermos como filhos e filhas e sermos a tua presença de cuidado e proteção. Amém.
(P. Olmiro Ribeiro Jr.)
O Dia de Sobrecarga da Terra é calculado pela organização internacional de pesquisa Global Footprint Network.