O Programa Ambiental Galo Verde realizou seu 7º Seminário, no dia 11 de agosto. O encontro foi virtual, pela plataforma Zoom, e reuniu cerca de 120 pessoas participantes. O conferencista da noite foi o Prof. Dr. Euler Renato Westphal, que é professor de Teologia na Faculdade Luterana de Teologia e pesquisador e professor de Bioética da UNIVILLE, em Joinville/SC.
O tema do seminário foi “Bioética no Contexto da Pandemia de Covid-19”. O palestrante lançou um olhar teológico sobre a temática, discorrendo sobre a finitude humana e a morte ambiental.
Para Westphal, um tom exageradamente messiânico, tanto no campo da fé e da religião, como no campo da ciência, é uma das causas da dimensão da atual crise da pandemia. A fé misturada à política tem promovido a confusão e o apego a falsos messias, enquanto que a ciência foi surpreendida em sua convicção exagerada (messiânica) de que tem o domínio sobre todos os flagelos que atingem a criação.
A própria ciência se transformou em um instrumento de dominação dos recursos naturais. A tecnologia, a inovação e a economia deveriam estar a serviço de autênticas necessidades humanas e da sustentabilidade.
“O SARS-CoV-2 – vírus causador da Covid-19 – é resultado do impacto humano na biosfera”, defende Westphal. As bruscas alterações no meio ambiente por conta da ação humana facilitam a disseminação de vírus e demais problemas ecológicos.
Em sua palestra, Westphal defende que Deus ama toda a criação e não volta a salvação apenas para o ser humano. Todos os seres vivos e o próprio planeta estão no plano da salvação em Cristo. Isso nos torna responsáveis pela preservação ambiental. Ao religar o laço rompido pelo pecado, o ato salvífico inclui toda a criação, ressalta Westphal.
A redenção nos compromete com o cuidado pela biosfera. Nesse sentido, o Galo Verde tem um papel fundamental em nossas comunidade para promover as causas ambientais e conscientizar para a necessidade do ativismo, conclui Westphal.
Felipe Grützmacher e P. Clovis Horst Lindner, Blumenau/SC