“Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele”. (Salmo 24. 1)
Este Salmo nos ajuda a perceber que a criação toda pertence a Deus. O Senhor é muito generoso! Tudo o que nós temos de bom vem de Deus. Ele é perfeito e tudo o que ele criou é perfeito. Porém, o ser humano é ganancioso e não sabe utilizar a sua liberdade e a perfeição do mundo que Deus criou. Deus nos deu inteligência e sabedoria para cuidarmos da criação, mas usamos dela para criar produtos que matam e agridem a criação toda como: motosserra, agrotóxicos, transgênicos, barragens, energia nuclear, produtos longa vida, celular, etc. Tudo isso nos leva a matarmos peixes, pescarmos na piracema, retirar povos nativos, queimar e desmatar florestas, não garantindo a segurança alimentar, violentando pessoas e culturas.
O apóstolo Paulo em Romanos capítulo 8. 21-22 diz assim: “Um dia o próprio universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Pois, sabemos que até agora o Universo todo geme e sofre como uma mulher que está em trabalho de parto”.
Para estas dores que o mundo sofre, será que ainda temos solução?
É claro que temos!
Quando Jesus veio ao mundo, Ele nos reconciliou com Deus e com toda a criação. A criação estava condenada a viver na tristeza e na escuridão, mas Jesus trouxe luz e se manifestou muitas vezes através da natureza. Fez milagres como acalmar a tempestade, andar sobre a água e percebemos, através das parábolas, que conhecia bem os ciclos da natureza e das plantações. Temos como exemplo a parábola do semeador (Mt 13.1-9), do joio e do trigo (Mt 13.24-30) e da semente ( Mc 4.26-29).
Deus nos deu a criação que ainda está viva, que é perfeita e que a cada dia se renova. Por isso temos o compromisso de cuidar desse belo presente que Deus nos deu, testemunhando em ações e entoando Salmos do amor e do cuidado de Deus.
P. Edson Plaster
Voltar para índice Igreja Viva, Jovens Conectados Nesta Missão