As mudanças climáticas e a Bíblia
Saudação Apostólica (2Co 13.13)
P. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
C: E com você também.
Cantos:
Oração:
Leitura do Salmo 8
Motivação ao tema
L1: A Terra é um planeta com a idade de 5 bilhões de anos e 40.000 km de circunferência. Há 4 bilhões de anos surgiu nele todo tipo de vida e há cerca 7 milhões, um ser consciente e inteligente, altamente ativo e ameaçador: o ser humano.
L2: Em 1961 precisávamos apenas de 63% da Terra para atender as demandas do ser humano. Com o aumento da população e do consumo, já em 1975 necessitávamos 97% da Terra. Em 1980 exigimos 100,6%, em 2005 já atingimos a cifra de 1,4 planeta. E atualmente em 2016 necessitamos mais de 1 planeta e meio para atender a demanda de consumo do ser humano.
L3: O que acontecerá com a Terra viva e a Humanidade? Imaginemos o planeta Terra como um navio. Possui limites de alimentos, de água e de combustível. 1% viaja na primeira classe; 5% na executiva e os 95% na classe econômica ou junto às bagagens. Chega um momento em que todos os recursos se esgotam. O navio fatalmente afunda, vitimando todas as classes.
L1: Hoje precisamos ter cuidado com enfermidades respiratórias fatais no inverno e com a dengue, o zika vírus e a chicunguya no verão. A cada estação do ano surge uma nova doença.
L2: Também a formação de nuvens e a distribuição mudou. A cada verão corremos o risco de racionamento de água, enquanto outras regiões do Brasil sofrem com inundações. O que aconteceu com o nosso planeta?
L3: A Bíblia nos relata uma catástrofe ambiental. São as 10 pragas do Egito. Tudo começou com a água que virou sangue (hoje conhecemos isso por maré vermelha, que é consequência do excesso de clorofórmios fecais na água). A maré vermelha baixa a oxigenação da agua, portanto morrem os peixes e as rãs saem da água, mas logo também morrem por falta de hidratação. Chegam os piolhos, as moscas, que infectam e adoecem os animais, e produzem muitas feridas nas pessoas. No verão, a chuva de granizo destrói a plantação, mas também cria a humidade na terra para eclodir os ovos de gafanhoto (semelhantes ao mosquito da dengue). Aos milhões eles comem o que o granizo não destruiu. Uma tempestade de areia de três dias esconde o próprio sol e no final, e desenvolve fungos nos poucos alimentos armazenados. Os filhos mais velhos e os animais mais fortes morrem por comer alimentos contaminados.
L1: Vamos ler e dialogar sobre cada praga, tomando em conta o desequilíbrio ambiental onde uma coisa é consequência das anteriores.
Primeira praga
AGUA VIRA SANGUE”(Êx 7.14-20)
Segunda praga
AS RÃS ( Êx 8. 1-7)
Terceira praga
OS PIOLHOS (Êx 16-18)
Quarta praga
AS MOSCAS (Êx 8. 20-21)
Quinta praga
A MORTE DOS ANIMAIS (Êx 9. 1-7)
Sexta praga
AS FERIDAS ( Êx 9.8-10)
Sétima praga
A CHUVA DE PEDRA (Êx 9.13-16)
Oitava praga
OS GAFANHOTOS (Êx 10. 12-16)
Nona praga
A ESCURIDÃO (Êx 10.21-23)
Décima praga
A MORTE DOS PRIMOGÊNITOS (Êx 12.29-31)
L1: A história das 10 pragas nos diz que a maldade vai avançando, se as pessoas não fizerem nada para interromper seu desenvolvimento. O faraó somente precisava ter atendido o pedido dos israelitas – e as pragas teriam parado. Mas ele não fez nada até que as pragas atingiram sua própria família. Deus não deseja a maldade, ele deseja que que as pessoas tomem atitudes para interromper o desenvolvimento do mal.
L2: Isso aprendemos de Jesus, que com suas atitudes e palavras interrompeu o desenvolvimento da maldade e que nos ensinou que assim como Deus cuida dos passarinhos e das flores do campo (Mt 6. 26-28), ele quer também aumentar a nossa fé para interromper a maldade neste mundo com atitudes e palavras de amor.
Pergunta para o diálogo (5min)
- O que te chamou a atenção na leitura bíblica?
Como cuidar da Terra?
L1.: Cuidar da Terra é compreender a vida na terra como um todo orgânico. Compreender o eco sistema é dar-se conta dos desequilíbrios que podem ocorrer por interferências irresponsáveis do ser humano, voraz de bens e serviços.
L2: Cuidar da Terra é cuidar de sua integridade e vitalidade. É compreender que a alteração do regime das chuvas tem sua causa no desmatamento de vasta regiões em nome do progresso e do desenvolvimento econômico.
L1: Cuidar da Terra é cuidar de sua beleza, de suas paisagens, do esplendor de suas florestas, do encanto de suas flores, da diversidade exuberante de seres vivos da fauna e flora.
L.2: Cuidar da Terra é questionar todo modelo de desenvolvimento humano baseado no consumo sem consciência ambiental.
L.1: Cuidar da Terra é prestar atenção para a quantidade de lixo que produzimos, os alimentos que compramos.
L.2: Cuidar da Terra é, ir além do ambientalismo verde e pensar a ecologia numa perspectiva holística que inclui o ambiental, o social, o político, o educacional, o cotidiano e o espiritual.
L.1: Cuidar da Terra é saber que a vida precisa de equilíbrio. O desiquilíbrio traz morte para a Natureza e para o ser humano.
L2: Que o Deus dos beija-flores e vaga-lumes, do Sol, da Lua, do sereno e do orvalho venha visitar nosso coração. Que Deus nos ensine que não há felicidade no consumo exagerado. A felicidade está no cuidado que damos uns aos outros e a própria Natureza. Que Deus lave os nossos olhos e o nosso coração com as águas cristalinas, para podermos ver que somos somente uma parte da sua Criação.
(Comentários finais e busca por consensos)
Oração:
Pai Nosso....
Hino: