27 setembro - Profecia e Jubileu - Atos 2.14ss
SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020
Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levíticos 25)
Quando lemos em Atos 2.14ss que Pedro se levantou “com os onze” e disse que os seguidores de Jesus não estavam bêbados, mas que receberam o Espírito Santo e o dom de quebrar barreiras étnicas ao falarem em idiomas de outros povos, conforme anúncio do profeta Joel, de que “toda carne profetizará”,
Então entendemos que a profecia é popular e democrática, dando voz a “jovens, velhos e escravos”, pois a expressão “carne” se refere não apenas a pessoas religiosas, mas a todos os fragilizados e sem esperança. P. ex., o humilde pescador Pedro recebe coragem para anunciar aos líderes do templo, em At 3.21, que Jesus veio “restaurar todas as coisas”.
Por isso: Como o Pentecostes aconteceu na festa do início da colheita, na qual os “pobres e migrantes” tinham o direito de recolher espigas caídas e sobras, sabemos que o Espírito Santo é o defensor dos oprimidos. E ser capacitado para lutar em favor de vítimas e vulneráveis é uma unção do Espírito enviado por Jesus.
E você? Você adora o Espírito Santo como Consolador e Fonte da Vida, derramado para transformar um monte de ossos secos em povo vivo, alegre e corajoso? E sua igreja busca ser profética ao lado de vítimas de poderosos e indiferentes, incluindo entre elas a natureza criada?
Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com