“Na fé, vivemos em esperança, livres das dívidas.”
(Oneide Bobsin)
A XI Assembléia Sinodal do Sínodo Sudeste da IECLB, reunida nos dias 19 e 20 de maio de 2007, no Centro Evangélico Luterano de Araras, Petrópolis/RJ, saúda as Comunidades com o tema da IECLB “No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação”.
No poder do Espírito, o culto de abertura nos envolveu com o lema “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”.
No poder do Espírito, a palestra nos desafiou para a reconciliação, que é iniciativa de Deus e se desdobra, através do perdão numa nova relação com outras pessoas e seres da criação. Assim, o perdão alcançado pela fé no Deus misericordioso nos traz a liberdade de viver uma plena vida, sem o peso do passado. Desta forma, nos distanciamos de visões religiosas que prendem as pessoas a seus atos por toda vida. Na mesa do Senhor trocamos os nossos pecados pela graça, sendo assim, libertados para viver como agentes transformadores das situações injustas que escravizam os seres humanos e a natureza.
No poder do Espírito, agradecemos as comunidades pelos belos projetos diaconais, que reconciliam, dignificam e fortalecem a vida, entre os quais tivemos oportunidade de escutar o depoimento de lideranças do Centro Social Heliodor Hesse (Paróquia ABCD), projeto Funil – Bicho do Mato (Paróquia de Funil) e do Projeto Ação Luterana de Voluntariado (Comunidade de Rio Claro).
No poder do Espírito, fomos convidados na palavra do Pastor Sinodal e do Presidente do Conselho Sinodal, como comunidades do Sínodo para juntos formarmos uma rede e planejarmos para 2008 um projeto missionário que proclame reconciliação, esperança e plenitude de vida.
No poder do Espírito, também nos preocupamos com temas palpitantes da atualidade como o aborto, células tronco e contracepção, e encaminhamos um pedido de posicionamento oficial da IECLB.
No poder do Espírito, damos graças a Deus pelos 180 anos de testemunho da fé, esperança e amor no Rio de Janeiro, iniciado na Paróquia Martin Luther.
No poder do Espírito, fomos inspirados pelo culto de encerramento e comunhão de mesa com a Comunidade Luterana de Petrópolis, da qual também participaram autoridades civis e eclesiásticas, para proclamarmos reconciliação e caminhos de vida e esperança, baseados na fé e no amor que Deus revela em Cristo Jesus.
Petrópolis, 20 de maio de 2007.