Paróquia Schroeder

Sínodo Norte Catarinense



Rua Marechal Castelo Branco , 3339
CEP 89275-000 - Schroeder /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3374-1143 | (47) 9880-10009
ieclb.psch@netuno.com.br
ID: 220

"Ser agradecidos em todas as ocasiões", como assim?

Devocional Dominical 21-6-2020

20/06/2020

“Ser agradecidos em todas as ocasiões”, como assim?
1 Tessalonicenses 5.18

Estamos no tempo onde em nossa paróquia aconteceriam os cultos de Ação de Graças. Neste sentido, queremos no devocional de hoje tematizar a questão.
O apóstolo Paulo escreve na sua primeira carta aos Tessalonicenses: “e sejam agradecidos em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.” (1Ts 5.18)
Talvez nos perguntemos: Mas, puxa vida, agradecer a Deus em tempos tão difíceis e incertos faz algum sentido? Devo realmente render graças a Deus mesmo que tudo vá mal? Será que essas ações de graças não seriam uma forma de negar a realidade?
Tais questionamentos me fazem lembrar de um hino que consta no Livro de Canto da IECLB: “Como dar graças?” (nº 476). O hino inicia justamente com esse questionamento: “Como dar graças e cantar com tanto ainda que lutar? Graças por quê?” Pode ser que concordemos com o questionamento inicial do hino. Quem sabe digamos: ‘É verdade, agora é difícil de agradecer. Agora é tempo de pedir, e, quem sabe, depois que tudo tiver passado, então possamos agradecer.’
No entanto, ação de graças é mais do que mera e simplesmente dizermos “muito obrigado” para Deus depois de ter recebido algo dele, como a criança que agradece pelo presente e em seguida pega o seu brinquedo e some da frente da pessoa que o deu. Ação de graças tem a ver com postura de gratidão e submissão a Deus. É adorá-lo e submeter-se a ele em todas as circunstâncias. É compreender que Deus nos ama e nos tem em suas mãos cuidadoras em todas as situações da vida. Quando nos voltamos a Deus em ação de graças reconhecemos que, apesar de temores, apesar de sofrimentos, Deus tem o cuidado e a direção de nossas vidas. Ação de graças é estar continuamente na presença de Deus na certeza de que toda a nossa vida é dádiva sua.
Concluo esta reflexão com a letra do  “Como dar Graças?” o qual no início e citei apenas uma pequena parte de sua letra. Assim ele nos diz:

Como dar graças e cantar com tanto ainda que lutar?
Graças por que? Graças a Deus porque a vida nos deu!
Dar graças esta é a vontade da vida que Deus nos deu.
Dar graças é entregar-lhe a vida, sabendo amar.
Dar graças pela alegria, pela beleza, pela amizade.
Dar graças pelo amor, a fé e a esperança.
Graças a Deus.


 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Tessalonicenses I / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57329
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br