Mensagem da 13ª Assembléia Sinodal do Sínodo Rio Paraná
17/11/2009
1 | 1
Mensagem da Assembléia Sinodal às Comunidades do Sínodo Rio Paraná
A Palavra nos ensina que Deus deseja que todas as pessoas sejam salvas e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade! (1Timóteo 2.4). Com esta palavra, que expressa o desejo de Deus de salvar toda a humanidade, a Assembléia Sinodal saúda cada um/a dos/as membros da IECLB no âmbito do Sínodo Rio Paraná.
Somos gratos/as a Deus, pois num clima de comunhão e harmonia, pudemos debater e tomar decisões importantes quanto aos nossos próximos passos enquanto Igreja. De fato, é desejo de Deus que todas as pessoas sejam salvas. Esta é a sua Missão. E, em sua Graça, Ele nos convida a participarmos da sua Missão, ser Seus instrumentos, o canal através do qual o Seu amor escorre para este mundo. Com alegria respondemos ao convite, e gratos dispomo-nos a servir!
Visando servir a Missão de Deus de forma mais comprometida na nossa região, muitas cabeças, muitas mãos e muitos corações sonharam e elaboraram o Planejamento que deve orientar as ações no Sínodo nos próximos anos. Deste iremos compartilhar um pouco, com o pedido de que também vocês se deixem animar e motivar a abraçar a Missão de Deus com Paixão!
Começamos com: Um olhar no retrovisor.... Logo na primeira “olhada no retrovisor” podemos ver que o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) não é uma idéia de uma ou duas pessoas. Mas, fruto de um sonho construído em conjunto por lideranças, por obreiros, por obreiras. Um sonho que aponta para o futuro das nossas comunidades, que deseja ver a Igreja de Jesus Cristo crescer e frutificar. Um sonho de gente que ama a Igreja e deseja servir a Deus de modo comprometido e apaixonado.
Muitas vezes questionamos por que na IECLB as mudanças são tão lentas. Também com o PAMI não tem sido diferente, visto que já estamos trabalhando este tema há mais de um ano através de encontros e seminários. Porém, vale ressaltar aqui, uma sábia palavra proferida pelo palestrante Pastor Marcos Butzke, “a direção é mais importante do que a velocidade com a qual andamos!” Neste sentido, este último ano, em especial, serviu para refletirmos e clarearmos a direção. Agora é hora de caminhar!
O hoje... Experimentamos hoje na IECLB uma época de mudanças. E mudanças sempre trazem consigo certa expectativa, mas também insegurança. Esta se dissipa e é substituída pela alegria quando ouvimos Jesus afirmar que “Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto, por que sem mim nada podeis fazer” João 15.5.
Nesse sentimento vemos uma direção se delineando diante de nossos olhos. O Planejamento Missionário, aprovado pela Assembléia, busca abranger, envolver e capacitar pessoas em todas as fases da vida, desde o culto infantil até a terceira idade para assumirem o sacerdócio geral de todas as pessoas crentes com paixão e alegria. Muitas coisas já estão acontecendo, mas por enquanto, o PAMI é só um sonho bonito. A realização deste sonho depende da bênção de Deus e do comprometimento de todos/as nós. É preciso que abracemos o PAMI com fé!
Planejamento: Nossa direção! Em Romanos 15. 30, o Apóstolo Paulo pede que as comunidades “lutem juntamente com ele” para que ele possa prosseguir na sua Missão de propagar a Boa Nova da Salvação. Nas palavras do Pastor Euclides Magalhães, o PAMI nos chama a “lutar conjuntamente” para alavancar novamente nossa Igreja, para que haja crescimento numérico e espiritual, onde as pessoas ofertem com alegria o seu tempo, os seus dons e seu dinheiro.
Fomos lembrados pelo Pastor Marcos que todos/as nós somos instrumentos da Missão de Deus. Deus deseja usar a cada pessoa para realizar a sua Obra. Porém, tristemente concluímos que, atualmente, a grande maioria dos membros da nossa Igreja é “ouvinte da Palavra”, mas não deseja comprometer-se e ser “praticante” desta Palavra em sua vida (Tiago 1.22). Também o Pastor Sinodal Nilo Orlando Christmann, trouxe exortações no sentido de animar todas as pessoas a servir. Baseado em 1Pedro 1.9 que diz: Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, o pastor Nilo enfatizou que, pela Palavra, o Sacerdócio é de todas as pessoas crentes. Não é algo que se restrinja, ou seja de domínio exclusivo do ministério ordenado. E completou: A única diferença entre as pessoas ordenadas e as demais pessoas da comunidade é que as primeiras podem dedicar-se integralmente ao Sacerdócio.
Para finalizar, importa-nos servir na boa companhia de Cristo. Mesmo que haja imprevistos e mudanças no planejamento o importante é que continuemos unidos/as e com passos firmes, em direção ao alvo, fazendo o melhor que pudermos na tarefa que Deus nos confiou (cf. 2Timóteo 4.7). O fortalecimento e o encorajamento para tanto vem do próprio Cristo que nos garante: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Mateus 28.20
De mãos dadas a caminho, Por que juntos somos mais! Pra cantar um novo hino De unidade amor e paz!
Capanema/PR, 08 de novembro de 2009.
Pastor Sinodal explanando sobre o PAMI no Sínodo
Trabalho na Câmara de Relatórios
Sr. Nilton Leonhardt, Presidente do Sínodo, Pastor Vilmar Abentroth e Rolf Leitzke, Coordenador do Conselho de Formação
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.