A participação ativa na vida comunitária e no servir à Comunidade tem sido passada de geração a geração na família Zimpel, uma das famílias fundadoras da Paróquia de São João, no sudoeste do Paraná. Hoje, são cinco gerações que residem em cidades diferentes, mas mantém a vivência luterana: Elzira Zimpel, de 95 anos, que reside em Maracaju (MS); Loreno Zimpel, em São João (PR); Liane Carla Zimpel, que atualmente reside em Sinop (MT), e se alegra por seus avós paternos e também maternos serem os pioneiros da Paróquia; John Lenon Freitas e Lívia Menezes Zimpel, que moram em Cascavel (PR).
Aos 75 anos, Loreno conta que o avô Ernesto Zimpel e o restante da família migraram do Rio Grande do Sul, da região de Três Passos, para o Sudoeste do Paraná, em 1949, em busca de novas áreas de terras para a agricultura. Após longa e cansativa viagem, ao chegarem à região sentiram falta da vivência em comunidade. Assim, o primeiro culto foi celebrado no ano seguinte, em 1950, na casa de Ernesto, que posteriormente também foi presidente da comunidade.
Hoje já bisavô, Loreno conta que ser luterano representa a história da sua vida. Foram muitos os ensinamentos adquiridos desde o Ensino Confirmatório, cursado em alemão, até as atividades como presbítero e músico na comunidade. A alegria em participar ativamente da Igreja teve influência do avô e também de sua mãe, que muito participou principalmente da OASE, o que hoje não é mais possível devido a avançada idade.
No mês passado a família vivenciou um momento especial: o batismo da pequena Lívia, que representa a quinta geração da família. Por motivos de saúde, a tataravó não pôde estar presente no dia do batizado e por este motivo não está presente na foto da família. Mas o seu nome foi lembrado com muito carinho pelos familiares e também durante o culto. Com muita alegria e gratidão, Loreno destaca que muito aprendeu na Igreja e que passou ensinamentos aos filhos, netos e que deseja ensinar o mesmo à pequena bisneta. Para ele, é uma alegria ver sua família participando da Igreja Luterana.
Em 2024, será celebrado os 200 anos da Presença Luterana no Brasil. Assim como na família Zimpel, a participação na Igreja Luterana tem sido passada adiante. E ao longo destes quase dois séculos muitos ensinamentos que são base da fé luterana foram e continuam sendo passados de geração a geração.
Fotos: Arquivo da família