
Entre os dias 19 e 21 de agosto de 2022 o Sínodo Rio Paraná realizou a 26ª Assembleia Sinodal, em Quatro Pontes (PR). Após dois anos sem a realização presencial, o órgão soberano do Sínodo reuniu mais de 120 lideranças para três dias de formação, votações e eleições.
A abertura da Assembleia foi marcada pela celebração do Culto de Tomé. Conduzido pelo Conselho Sinodal de Liturgia e Culto, o culto motivou à oração. Após a celebração houve a formação da mesa de honra, que reuniu lideranças do Sínodo e do Município de Quatro Pontes. Ao receber a palavra, o presidente da Paróquia, Ademir Luis Griep, enfatizou o grande desafio que é receber um evento desta dimensão. Mas afirmou que com o apoio do Sínodo, do município e com trabalho e empenho de muitas pessoas da Paróquia foi possível receber a 26ª edição da Assembleia.
O segundo dia de Assembleia iniciou com a formação apresentada pela Pastora Presidente da IECLB, Silvia Beatrice Genz. A ênfase foi o Tema do Ano da Igreja, que é baseado no grande mandamento de Jesus: “Amar a Deus e as pessoas”. A Pastora Presidente destacou a importância dos verbos que integram o tema e destacou que: acolher, servir, ensinar, pacificar, dialogar são responsabilidades cristãs de vivenciar o Evangelho e ter comunhão.
Conselhos e Departamentos apresentaram atividades e motivaram a participação para eventos próximos e para a utilização de materiais que promovem a Educação Cristã Contínua. O Pastor Sinodal apresentou o seu relatório e convidou os participantes para o gesto simbólico de um minuto de silêncio em memória ao tempo de sofrimento durante a pandemia da covid 19. Ele ainda relatou algumas dificuldades causadas pela pandemia, mas destacou a gratidão às pessoas que servem e amam o Sínodo Rio Paraná.
Como previsto, eleições para Pastor Sinodal, Pastor Vice-Sinodal e outros cargos sinodais e indicações nacionais foram realizadas. O Pastor Sinodal e Vice-Sinodal, Afonso Weimer e Mário Maass, respectivamente, foram reeleitos por aclamação. O encontro terminou com culto realizado pelo Núcleo Girassol e com a pregação da Pastora Presidente da IECLB.
Durante os três dias a Assembleia foi presidida de forma compartilhada pela sua presidência, que é formada pelo Presidente Jean Carlos Berwaldt, 1º Vice-presidente Fábio Piltz e 2ª Vice-presidente Cácia Dumke.
A próxima Assembleia Sinodal será realizada no sudoeste do Paraná, em Pato Branco (PR).