Na década de 1900, em reunião realizada no antigo Clube Germânico, membros da Diretoria do Colégio Alemão e do Consulado Alemão Real decidiram construir um Templo Luterano na Cidade de Rio Grande. Com as obras em andamento, decidiram que o Templo seria denominado “Capela São Miguel”, em agradecimento ao apoio recebido da Comunidade de St. Michel de Hamburgo, na Alemanha.
A construção do Templo Luterano começou em setembro de 1907, e a conclusão da Capela deu-se em 03 de dezembro de 1911. A igreja ficou conhecida em Rio Grande como a 'Igreja do Galo'.
O Templo em Estilo Arquitetônico Alemão, foi construído com a ajuda financeira da Comunidade Luterana residente na Cidade do Rio Grande e por muitos anos manteve a Sociedade Escolar Alemã. Na década de 1940, em meio a Segunda Guerra Mundial, o templo foi ocupado pela Liga de Defesa Nacional e, em 1945, ao final da guerra, seus bens foram confiscados pelo Governo por razões políticas ideológicas, sendo devolvida aos Imigrantes Alemães em 1954 em estado lastimável.
O Templo foi restaurado em 1992, com apoio da Comunidade Luterana da Cidade e da Empresa Pescal S. A. No final do ano de 2018 vimos a necessidade urgente de reformar e pintar o nosso templo. Com o apoio da Paróquia, de membros e pessoas não luteranas que têm muito carinho por este Templo, iniciamos os trabalhos que foram concluídos no início de 2019.