Mensagem às Comunidades do Sínodo Rio dos Sinos - IECLB
“Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu.” (1Pedro 4.10)
No dia 24 de junho de 2006, esteve reunida na acolhedora Paróquia do Salvador, da Comunidade Evangélica de Porto Alegre, a 5ª Assembléia Sinodal Ordinária do Sínodo Rio dos Sinos, com a expressiva presença de mais de duzentas pessoas.
A Assembléia aconteceu num clima fraterno e com amplo espaço para o canto, a oração e a vivência da espiritualidade. No relatório da Presidente do Conselho Sinodal, Vera Leane Roth, e do Pastor Sinodal, Enos Heidemann, foi lembrado que os dois últimos anos foram marcados por preocupação e muito sofrimento pelo conflito que envolveu o movimento carismático e que levou à divisão de algumas paróquias do Sínodo. A Assembléia destacou a forma sábia e equilibrada com que a direção do Sínodo Rio dos Sinos conduziu esse processo e registrou com satisfação a fidelidade e o amor com que os membros remanescentes destas paróquias estão se reestruturando e fortalecendo sua unidade como comunidades evangélico-luteranas. A presença dos e das representantes dessas paróquias foi saudada efusivamente pela Assembléia.
Foi igualmente registrado, com alegria, que muitas pessoas do Sínodo Rio dos Sinos vêm colocando seus dons e seus recursos a serviço da Igreja. Sinais disso são a construção, em mutirão, da sede própria do Sínodo Rio dos Sinos, no Morro do Espelho, em São Leopoldo, e a crescente disposição dos membros de assumirem funções de liderança nas comunidades, nos grupos, na diaconia e nas diferentes formas de celebração comunitária.
Um dos temas que ocupou a Assembléia foi a indicação de nomes para diferentes cargos na IECLB. Para Pastor Presidente da IECLB foram confirmados como candidatos os nomes do P.Walter Altmann e do P.Homero S.Pinto; para os cargos de Pastor Sinodal e Vice-Sinodal foram reconduzidos, com expressiva votação, os Pastores Enos Heidemann e Kurt Rieck; para Presidente e Vice-Presidente do Conselho Sinodal foram eleitos, igualmente com expressiva maioria de votos, Ingo Brust e Vera Leane Roth.
A Assembléia saiu renovada em sua convicção de que graça é presença de Deus que nos convoca para servirmos uns aos outros, sem exclusões, e nos instrumentaliza, pela força do Espírito Santo, a agir na transformação do mundo.