500 Anos da Reforma Luterana - Videira em Festa!
Celebrar 500 anos da Reforma é reconhecer o empenho de pessoas que Deus despertou pela ação do seu Espírito, inspirou e moveu nestes cinco séculos para viver e proclamar o Evangelho.
Homens e mulheres testemunharam, mesmo com falhas e acertos, mas com muita esperança, a compreensão sólida das bases reformatórias: somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça e somente Cristo.
As igrejas luteranas locais, vizinhas de rua, IELB – Congregação Evangélica Luterana Cristo e IECLB – Comunidade Evangélica Luterana de Videira uniram-se em festa às Comemorações dos 500 Anos da Reforma Luterana. Neste sentido, desenvolveram um conjunto de ações para trazer o Cantor Carlos Magrão para Videira. E, esta foi uma das metas da Comissão Organizadora Intereclesial que teve como título: “Venha cantar com Carlos Magrão os 500 Anos da Reforma Luterana”
Durante a manhã do dia 14 de outubro de 2017 ocorreu uma ação no centro da cidade de Videira com a instalação de casebo e banner. Em seguida, os membros das duas igrejas foram distribuídos em duplas para realizarem panfletagem nas ruas centrais e bairros adjacentes. Ainda, durante toda a semana foram colocadas chamadas nas Rádio Vitória e Videira convidando ao evento. Além de fazer uma divulgação ampla na internet. Bem como foram distribuídos folders nos bairros mais distantes.
Para o evento: “Venha cantar com Carlos Magrão os 500 Anos da Reforma Luterana” as pessoas foram convidadas a trazer um quilo de alimento não perecível que será doado para Caritas Brasileira – Videira que é uma entidade de promoção e atuação na defesa dos direitos humanos, segurança alimentar e desenvolvimento solidário de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
No entardecer do dia 14/10 ocorreu nas dependências do Clube Floresta a apresentação do cantor Carlos Magrão que apresentou um repertório de músicas cristãs e gauchescas com conteúdo reflexivo, tais como: Aqui Estou para Cantar (Paul Simon); Solta o Cabo da Nau (Luiz de Carvalho); Guri Quero Meu Pai (Carlos Magrão); Pai Nosso(Julio Machado); Prece (José Mendes, Jaime Caetano Braun); Grandioso És Tu (Carlos Paulyno); A Luz (Juce Camargo); Pilares (Miro Saldanha); Vida de Cabelos Brancos (Nilton Ferreira)
Com apoio de muitas pessoas o evento iniciou com a apresentação de canto e violão de Paulo Roberto Franke. A abertura e acolhida foi realizada pelo radialista Jairo Neto da Rádio Vitória de Videira, que ficou responsável pelo protocolo e abertura dos intervalos entre as músicas de Carlos Magrão com falas do Pastor Sérgio Adão Mundstock e Pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff que trouxeram as seguintes falas sobre:
fé e graça; Escritura e Cristo; Educação e Política e História da Reforma e da vida das comunidades locais.
Agradecimentos especiais para todos que participaram e se alegraram com a festa realizada. Muito obrigado.