A prefeitura municipal de Rio das Antas, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Rio das Antas, justaram-se para trazer para a região do Alto Vale do Rio do Peixe a exposição e o seminário Nem Tão Doce Lar, promovido pela FLD – Fundação Luterana de Diaconia.
Esta exposição foi apresentada pela primeira vez durante a IX Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, em Porto Alegre, no ano de 2006. A partir dali ela já foi apresentada em mais de 50 municípios de sul a norte do Brasil. Todo este trabalho visa capacitar pessoas para o enfrentamento da violência doméstica, que acontece de modo silencioso muitas vezes, e de modo escandaloso outras tantas, atingindo todas as camadas da população.
O seminário foi apresentado duas vezes, no dia três e no dia 4 de março, atingindo trabalhadores e gestores da assistência social, saúde e educação dos municípios desta região catarinense, bem como membros das comunidades de confissão luterana, católica e algumas pentecostais.
A exposição e o seminário são importantes não só pela capacitação para a detecção e o enfrentamento da violência doméstica, mas também serve como campo de missão ao mostrar à sociedade este importante organismo da IECLB, a FLD, no seu trabalho diaconal nos mais amplos aspectos. Da mesma forma para mostrar à sociedade esta face da IECLB que fica muitas vezes oculta. Assim, o seminário e a exposição, desmistificam a imagem de igreja germânica, mas mostra uma igreja que, com seus organismos como a FLD, se importa com a vida como um todo e com o mundo que os rodeia.
Do dia 6 ao dia 8 a exposição ficou aberta, com palestras de enfrentamento à violência doméstica aos alunos das escolas e às mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família.