Videira. Os grupos da OASE da Paróquia Evangélica de Rio das Antas se reuniram neste dia 28 de setembro para o já tradicional Culto das Flores. Este já acontece há quase dez anos, num sistema de rodízio dos grupos, onde cada ano um grupo diferente recebe. Este ano, por estarem fazendo aniversário, o grupo da OASE de Videira, o Grupo Felicidade, que está completando 80 anos.
O salão da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Videira foi enchendo a partir das 14 horas, com as mulheres chegando, de Videira, Anta Gorda, Rio das Antas e Bom Sucesso. Em pouco tempo o salão estava se enchendo com as mulheres e com o burburinho da alegria do encontro. Cada uma chegava carregando um vaso de flores e recebia, na entrada, uma pequena mão recortada em papel, com a poesia de Cora Coralina, Não Sei.
O culto foi dirigido pelas mulheres da OASE de Videira e Rio das Antas, e teve a participação da Pastora Francinne de Oliveira Kerkhoff e do Pastor Armin Andreas Hollas. A Pastora Francinne fez a reflexão. Foi usado o material litúrgico da Semana Nacional da OASE e feita a dinâmica das mãos sugerida no material, mas esta dinâmica teve um acréscimo. A mãozinha recebida por cada mulher, na qual ela escreveu uma mensagem e o seu nome também serviu para a troca dos vasos de flores trazidos. Assim cada mulher recebeu uma mensagem e um vaso de flores para levar para casa.
No próximo ano, no sistema de rodízio, o grupo de OASE da comunidade de Anta Gorda irá receber os outros grupos para esta bonita celebração. O encontro foi encerrado com um café.
Não Sei
Cora Coralina
Não sei... se a vida é curta ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
Mas que seja intensa, verdadeira, pura... Enquanto durar