No ano de 1988 um grupo de jovens decidiu formar um grupo de canto e louvor para auxiliar nos cultos. O músico Hans Müller foi contatado para ser regente e este sugeriu que, ao invés de um grupo de canto se iniciasse um coral. No dia 13 de agosto daquele ano o coral fez sua primeira participação em um culto.
De lá para cá já se vão trinta anos e do grupo original permanece apenas um cantor e o regente. Muitas pessoas fizeram parte deste coral através dos anos e o coral abrilhantou muitas celebrações na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Rio das Antas. Também participou de diversos encontros de corais, seja na área do núcleo Contestado, seja do Sínodo Norte Catarinense. Na última Assembléia Sinodal, junto com o coral Shalom de Fraiburgo, abrilhantaram o culto de encerramento da assembeia.
O Coral Evangélico Luterano foi responsável pela gravação do hino de Rio das Antas, do qual o regente Hans Müller é um dos compositores. Por isso também o coral terá homenagem na câmara de vereadores dia quatro de setembro de 2018.
No último domingo, dia dois de setembro, um culto festivo celebrou este aniversário. Houveram muitas homenagens de membros e ex-integrantes do coral. O regente Hans Müller foi homenageado, bem como outras pessoas que também regeram o coral em algum tempo, como Maria Eloisa Otto, Valentim Kleinschmidt e Simone Gutjar. O grupo de canto do Projeto Saberes fez sua primeira apresentação neste culto em homenagem ao coral. Depois do culto a comunidade confraternizou com uma saborosa macarronada com galeto.