Quinze de Novembro, RS, proporcionalmente é uma das cidades mais evangélica do Brasil. Conforme o censo de 2010, 80,4% dos 3.602 habitantes do município são evangélicos. A maioria é de Confissão Luterana. Atualmente, as lideranças do município são todas de confissão luterana, o Prefeito, Vice-Prefeito e o Presidente da Câmara de Vereadores. No ano de 2010, o dia 31 de outubro foi decretado feriado municipal. Desde então, celebra-se, anualmente, um culto ecumênico com a participação das duas igrejas luteranas – IELB e IECLB.
Neste ano, para marcar os 500 anos da Reforma, foi preparado um culto especial, oficiado pelos pastores Cesar Antonio de Neiverth da IECLB e Ederli Berle da IELB. O louvor no culto foi abrilhantado com a participação dos corais do município, e canto foi acompanhado pelo Coro de Trombones Ervin Klein da paróquia de Quinze de Novembro (IECLB). Após o culto, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sessão solene alusiva a data, entregando às comunidades uma placa comemorativa em homenagem aos 500 anos da Reforma.
No encerramento da manhã festiva, por sua vez, o Poder Executivo inaugurou o Monumento aos 500 anos da Reforma e também o Monumento à Bíblia, em homenagem à redescoberta do Evangelho por Martim Lutero, onde se destaca justamente a palavra bíblica, que foi lema da Reforma: “O justo viverá pela fé” Rm 1.17. Os monumentos estão instalados em lugar de destaque na praça central da cidade. A celebração foi acompanhada pela imprensa local e regional, escrita e falada, e também alcançou destaque na imprensa nacional.
P. Cesar Antônio de Neiverth
Quinze de Novembro - RS