Meditação:
Um paralelo entre a transição das estações: do inverno à primavera x do isolamento social durante a pandemia para um novo normal
Iniciamos SETEMBRO compartilhando fotos e posts da floração, no grupo de WhatsApp da OASE São Lucas. Cada imagem nos encanta! Talvez, elas nos tragam boas lembranças de momentos vividos! Das nossas janelas ou nas poucas saídas de casa, para dar uma volta de carro ou ir até o mercado, nos deparamos com os ipês e as azaleias em flor. Aguardamos, com alegre ansiedade, a chegada da PRIMAVERA!
Neste mês temos muitas datas que fazem referência à natureza e à sustentabilidade do planeta:
5 de setembro - Dia da Amazônia
16 de setembro – Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
21 de setembro - Dia da árvore
22 de setembro – Dia Mundial sem Carro
22 de setembro - Primavera
Sugiro estabelecermos um PARALELO entre a transição das estações:
1.Ainda é inverno. Temos cerca de 20 dias até o início da primavera. A maioria das flores e das árvores ainda está em período de recolhimento, até que os botões se abram em flor. Tudo tem o seu tempo – já dizia o sábio de Eclesiastes!
2.Ainda estamos em meio a uma pandemia. Sabemos que a covid-19 leva pessoas a óbito, provocando sofrimento para quem fica vivo: familiares e amig@s. Na maioria das vezes, têm sido assim que a pessoa é internada e ninguém tem tempo, sequer, de despedir-se adequadamente, em vida ou por meio de um rito fúnebre. É certo afirmar que a pandemia somente será superada no mundo quando tivermos uma vacina que torne as pessoas imunes ao novo coronavírus. Ainda assim, há indicativos de que, talvez, alguns serviços possam retornar, dependendo da bandeira de cada região. Para isto, serão fundamentais os dados a respeito da ocupação dos leitos das UTIs.
Na área de abrangência do Sínodo Rio dos Sinos, estamos organizando, com calma, os protocolos de retorno dos cultos, para entrar em vigor quando isto for possível. Quanto às demais atividades, o que vale, até então, é o seguinte: os encontros com crianças, adolescentes e jovens dependerão do retorno das aulas, as atividades com música não estão liberadas e os demais grupos, que tenham pessoas com saúde mais fragilizada, como indicado na correspondência emitida pelo Sínodo e disponibilizada pela Lista de Transmissão de WhatsApp da São Lucas no dia 31.08.2020, precisam esperar. Ao final da carta sinodal, consta o seguinte: “(...) estamos num tempo de excepcionalidade e a proteção à vida é a maior responsabilidade que temos como seguidores [e seguidoras] de Jesus Cristo. Sejamos pacientes e tolerantes, acolhendo de forma gradual e segura a todos e todas! Que o amor e a misericórdia de Deus nos acompanhem!”
Assim como a mudança do inverno para a primavera requer condições climáticas adequadas e precisa de tempo para acontecer, também a mudança do isolamento social para um “novo normal” requer preparativos importantes para garantir a nossa segurança. Paciência é um elemento essencial na estação da história da humanidade em que nos encontramos.
Recomendo ouvir a canção que segue: https://www.youtube.com/watch?v=NoBzf6BPdEA.
Opção de procura: Basta colocar no google ou no youtube as palavras Pausa Vicka.
Deus nos guarde, em seu amor, e nos conceda sabedoria para sermos coerentes com o Evangelho, também nessa “estação”!