Meditação de Instalação do 2ª CAM
1ª Domingo na Paixão de 2014 A. D.
Leitura: Mateus 13. 1-8
Prezada Comunidade de Deus!
Quem não gosta de saborear uma boa fruta, principalmente, na estação mais quente do ano. Basta abrir uma laranja ou maçã, estarão lá no meio delas as suas sementes.
O texto fala sobre a parábola do semeador. É alguém que planta sementes para poder dar frutos e flores que servem para alimento, proteção e cuidado.
Assim diz o texto: “Ele saiu para semear”, independentemente do local, as sementes foram colocadas e plantadas, mesmo no meio do deserto, das rochas, entre os espinhos e na terra boa.
Hoje, tivemos nossa instalação, a paróquia esperava pelo preenchimento do segundo campo de atividade ministerial. O sonho se transformou em realidade, estamos aqui para caminhar e semear. Semear significar plantar com mais pessoas. Ninguém vai para lida sozinho. Somos convidados para plantarmos juntos, semearmos juntos. Hoje, não temos dois ou três hectares de terras, mas, temos uma cidade, uma comunidade que precisa ser semeada por gente e pessoas.
Ser semeador é ser profético em uma cidade em que não se planta e nem sem se rega. Precisamos como povo de Deus regar as nossas vida e as comunidades pela semeadura da amizade e da esperança. É o Espírito Santo que opera milagres pelas mãos dos batizados para prática da semeadura do Evangelho da Amizade.
Para semear precisamos da amizade dos companheiros e companheiras da lida e do trabalho. Precisamos caminhar na amizade e na vivência do companheirismo comunitário, mesmo com a nossa singularidade. Espero que possamos semear juntos nesta caminhada regada pelo convívio comunitário e evangélico de Jesus Cristo!
Tempo da Paixão! Tempo do amor de Deus!
P. Luis Mello
Pastor da Paróquia Nipo Brasileira de São Paulo – SP.