No dia 10 de maio de 2018, em que se celebrou a Ascensão do Senhor, ocorreu o XXI Dia Sinodal da OASE, organizado pela Associação dos Grupos de OASE do Sínodo Rio dos Sinos. O encontro, que reuniu 538 pessoas, aconteceu na cidade de Itati, no Vale do Três Forquilhas. Após o canto de hinos, o presidente da Comunidade de Itati, Sr. Valdir Witt Klein deu as boas-vindas às pessoas presentes. A presidente da OASE do Sínodo Rio dos Sinos, Sra. Inah Maioli Rodrigues, saudou a todos, agradecendo a disponibilidade e boa vontade da OASE Local e de toda a Comunidade. A Sra. Inah falou sobre a missão que Jesus Cristo nos deu: “ide e fazei discípulos”, e citou a passagem bíblica de Romanos 10. 15: “E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? As Escrituras Sagradas dizem: ‘Como é bonito ver os mensageiros trazendo boas notícias!’”. Em seguida, a Diretoria Sinodal da OASE saudou a todos e os novos orientadores teológicos, o Pastor Ricardo Assolari e o Pastor Charles Höpner foram apresentados. O Pastor Sinodal Edson Edilio Streck saudou as pessoas presentes. Logo após, a presidente da OASE local, Sra. Senita Eberhardt Klein, também fez sua saudação.
O Pastor local, Leonídio Gaede, trouxe uma meditação que falava sobre a igreja e a torre. Ele colocou que a igreja pode estar bem cuidada, ter boas mensagens, hinos, e às vezes está cheia, às vezes está vazia. Já as torres, têm sons diferentes, às vezes estranhos, e podem desabar. O Pastor Leonídio colocou que temos a igreja dentro de nós, mas há algumas torres ao nosso redor: a torre da indiferença, dos problemas sociais, do desemprego... Ele citou a passagem de Gálatas: “levai as cargas uns dos outros”, lembrando que como igreja, temos a missão de propagar a solidariedade. Após realizar uma dinâmica em que mostrava como se deve ter cuidado ao falar, o Pastor Leonídio chamou ao altar as autoridades que formam o conselho eclesiástico da região. Dentre estas pessoas, estava o Pastor da IELB Norberto Hüller, o Padre Gelci Peroni, o prefeito de Três Forquilhas, Robson Bobsin Brehm, o vice-prefeito de Três Forquilhas, Ivair Konig, o prefeito de Itati, Flori Werb, a vice-prefeita de Itati, Jussara Maria Torres Bobsin Dirksen e o pastor da Assembleia de Deus, Luiz Carlos do Nascimento. Cada um fez uma saudação e todos salientaram a importância de haver este conselho eclesiástico na região.
Em seguida, o Pastor Ricardo Assolari apresentou o palestrante do dia, o Pastor Dr. Julio Cezar Adam, que falou sobre o tema Missão – a espiritualidade, o culto e o serviço cristão no mundo de hoje. Ele falou sobre os sonhos que se tem para embelezar a vida da Igreja. Ele colocou que temos capacidade de sonhar, indagou quais são os sonhos que cada pessoa quer alcançar e questionou quais seriam os sonhos das crianças, dos adultos, dos idosos. O P. Julio afirmou que a missão da igreja é manter viva a realização do sonho de Deus, que é trazer seu reino para todas as pessoas. O reino de Deus, por sua vez, é o sonho da Missão e é o que nos ilumina e traz esperança. Ele colocou que todos temos o sonho de uma comunidade perfeita, mas a missão é muito mais do que isso. O P. Julio salientou que a igreja é a manifestação do reino, ainda não é o reino. A vida na igreja é uma preparação para o “grande banquete” com Jesus Cristo. Ele lembrou que a palavra de Deus alimenta a igreja, que alimenta as pessoas.
A partir de uma frase do Reformador Martim Lutero, que diz “em fé e amor consiste toda a essência de uma vida cristã”, P. Julio colocou que enquanto a fé acolhe, o amor dá de si; a fé leva as pessoas a Deus, o amor leva Deus às pessoas; a fé nos traz os benefícios de Deus, o amor nos move a levar estes benefícios às pessoas. Diante desta colocação, ele destacou que o culto é o centro, o coração de uma comunidade: assim como o coração bombeia o oxigênio para o corpo, o culto deve “bombear” a palavra de Deus para dentro de nós. Uma igreja não pode ficar sem culto, onde a palavra é essencial, onde há espiritualidade, que é a forma através da qual a fé se expressa. O P. Julio lembrou que a fé é dada por Deus a nós, e que a fé é o que nos move. Ele colocou também que para alimentar a espiritualidade, é fundamental ter contato com a Palavra de Deus através de cultos, oração, devocionários, música, diaconia, grupos de OASE, através do silêncio e do conhecer a si mesmo. Ele falou ainda que a espiritualidade funciona como um nó de relações: consigo mesmo, com os outros, com o ambiente e, acima de tudo, com Deus. O P. Julio encerrou sua palestra com uma palavra de reflexão de Cora Coralina.
Após o almoço, houve criativa apresentação dos grupos de OASE do Sínodo. Em seguida, aconteceu a celebração do culto eucarístico. O Pastor Charles Hopner levou uma palavra de reflexão sobre a Ascensão de Jesus Cristo. A oferta arrecadada durante o culto foi destinada à OASE Nacional. Durante o dia, também foram arrecadados alimentos e um valor em dinheiro, que serão doados para o Núcleo de Assistência Social dos municípios do Vale do Três Forquilhas. A mensagem levada pelo Pastor Sinodal Edson Edilio Streck falou sobre pessoas que são avaliadas pelo que não são e pelo que não têm. Ainda assim, todas as pessoas têm o direito de sonhar e lutar por uma vida melhor. Em seguida, foi distribuída a Santa Ceia e feita a bênção final. Após entonarem o hino da OASE, o encontro encerrou às 16h30min.