No dia 19 de abril de 2017, na Paróquia Evangélica Luterana de Corupá-SC, estiveram reunidas mais de 160 mulheres lideranças de Grupos de OASE, Ministras e Ministros orientadores espirituais da OASE do Sínodo para participarem da XII Assembleia da Associação Sinodal da OASE do Sínodo Norte Catarinense sob o tema “Reforma, Mulheres e Diaconia.”
A Presidente da OASE Sinodal, Vera Lucia Bettega Kuster nos convidou para uma dinâmica onde cada pessoa escreveu seu nome e telefone em um coração que foi colocado dentro de um balão. Os mesmos foram trocados com o desafio de ligar para sua amiga do coração para orarem juntas e que seus grupos realizem momentos de comunhão e visitas.
A reflexão da palestra foi dirigida pela Diaconisa Arlete Adriana Prochnow que abordou assuntos da vida de Martinho Lutero, de Catarina Von Bora e do movimento da Reforma. No decorrer da palestra nos foi perguntado: Com o movimento da Reforma, da comemoração dos 500 anos, o que mudou para nós mulheres hoje? Houve interação entre elas e muitas mulheres expressaram suas opiniões lembrando que, com a Reforma da Igreja, as mulheres tiveram mais espaço, valorização e coragem para participar, liderar e construir pontes de comunhão, dar um bom testemunho e colaborar com o serviço a Deus e ao próximo.
Durante os trabalhos da Assembleia a Presidente da OASE-SNC apresentou seu relatório, o qual foi aprovado. A tesoureira e sua vice, Relinda Rode e Carmem Ziehlsdorff apresentaram a prestação de contas referente ao ano de 2016 e orçamento para 2018. Ambos foram aprovados pela plenária. Como assuntos diversos foram entregues: Regimento Interno da OASE reformulado, Normas das OASE para os três Núcleos do Sínodo reformulada, caderno temático “Quem é a IECLB”, 2º questionário para o PAMI da OASE, Convites para os Seminários de Lideranças e Formulário da Gráfica Otto Kuhr.
Encerrada a XII Assembleia da OASE Sinodal, e após um delicioso almoço foi celebrado o Culto, elaborado pela Pastora Cristina Scherer, Orientadora da OASE Sinodal com a presença dos Ministr@s P. Sinodal Inácio Lemke, Rolf Karl Jantsch, Armim Andreas Hollas, Ildo Franz, Bernt Emmel, Camila Elisa Schütz, Ademor Saatkamp e Cristiane Rubert.
No culto de encerramento a pregação foi do evangelho de Mateus 25.31-46, onde o Pastor Sinodal Inácio Lemke desafiou as mulheres e grupos de OASE a agirem com fé e amor, lembrando das sete obras da misericórdia e o desafio que elas nos trazem para o testemunho das mulheres e da Igreja nos dias de hoje. Durante a pregação as mulheres da diretoria da OASE Sinodal fizeram uma encenação das sete obras de misericórdia, a saber: Dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir quem está nu; dar pousada às pessoas peregrinas; assistir as pessoas enfermas; visitar as pessoas encarceradas; enterrar os mortos.
A oferta do Culto foi destinada para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Corupá e foi entregue para um dos fundadores dessa corporação.
A mensagem da Assembleia foi lida pela comissão de mensagem com uma salva de palmas.
Momento especial do culto foi o lançamento de um vídeo que demonstra algumas ações diaconais realizadas pelas mulheres da OASE no âmbito do Sínodo Norte Catarinense. O mesmo será disponibilizado para os grupos, comunidades e ministr@s.
Queremos agradecer a todas as pessoas que participaram e contribuíram com seus dons para que a XII Assembleia pudesse acontecer e em especial toda a equipe da Paróquia de Corupá que sediou o evento.
Nossa Gratidão com o compromisso de uma vida em Comunhão, Testemunho e Serviço.
Leia também a Mensagem da XII Assembleia, clicando aqui...