No dia 20 de fevereiro realizamos nosso 8º. Encontro Sinodal das Ministras. O mesmo aconteceu em Massaranduba, onde fomos acolhidas pela Pa. Elke Doehl e o P. Claudir Burmann. Tivemos a alegria de ter 17 ministras do Sínodo Norte Catarinense reunidas para momentos de meditação, conduzido pela Pa. Elke e para a partilha do tema do encontro sobre Contação de História, pela Cat. Liane Zwetsch Klamt.
Partilhamos sobre o que cada uma de nós está conversando pelo caminho, à luz do tema e lema deste ano. Houve uma rica partilha a partir de figuras com as quais cada uma se identificava e apontava para atual vivência de cada ministra.
A contação de história nos conduziu para o debate sobre os estereótipos das histórias e como cada pessoa pode dar o fim para ela de acordo com a sua visão. A história contada trazia a pergunta: O que cada mulher mais deseja na vida? A partir desta pergunta e da resposta que a história ofereceu fomos partilhando, construindo e desconstruindo alguns paradigmas presentes na sociedade.
Na parte da tarde, após o delicioso almoço na casa pastoral, tivemos a partilha sobre temas importantes para nossa caminhada ministerial. Falamos sobre a organização do próximo encontro sinodal, motivamos para a participação do II Encontro Nacional de ministras que será de 17 a 19 de novembro, em Florianópolis, sendo que uma integrante da comissão de organização do encontro faz parte do nosso sínodo e partilhou informações sobre o mesmo. Como ministras do Sínodo estamos propondo atividades em comemoração aos 500 anos da Reforma, em parceria com grupos, paróquias e comunidades do sínodo. Logo partilharemos detalhes sobre a referida atividade. Também houve espaço para partilha de situações pontuais trazidas pelas ministras. Foi um encontro abençoado, cheio de alegrias, partilhas, novidades e motivações para a caminhada pessoal, familiar e comunitária das ministras do Sínodo Norte Catarinense. Finalizamos com oração e a bênção cantada: “Daquelas que estão a minha frente, cuida bem Senhor...!”