Estamos caminhando para a celebração dos 200 anos de presença luterana no Brasil e no Sínodo Sudeste! Quanta alegria! Olhamos para o passado e nos tornamos gratos e gratas a Deus, e aos homens e mulheres que Ele usou para escrever a história da IECLB e de nosso Sínodo! Olhamos para o presente e alegres percebemos que, através de nosso batismo e profissão de fé, nós mesmos fomos incluídos nessa história, que continua a ser escrita!
Há 53 anos atrás, um novo capítulo começou a ser escrito na história de nosso Sínodo, quando a Sra. Dulce Karolina Becker foi eleita presidente da Comunidade Luterana em Petrópolis! Pela primeira vez, uma mulher era eleita presidente de uma comunidade luterana no Sudeste do Brasil! Mas a história não parou por ali! Muitas outras mulheres vieram e testemunharam, através de seu serviço e liderança, o Amor de Deus em nosso meio! Aqui nesta publicação, trazemos o início dessa história de liderança feminina em nossas comunidades. Uma história escrita por, pelo menos, 72 mãos!
A cada ano, se multiplicam os nomes gravados nesta lista e isso também é motivo de gratidão! Sobretudo, gratidão a Deus! E gratidão também ao trabalho e liderança de mulheres em nossas comunidades! Sabemos que a liderança não passa apenas pelo cargo de presidente do presbitério. Mas o intuito dessa publicação é também abraçar e agradecer às demais presbíteras, coordenadoras de grupos e outras mulheres na liderança de suas comunidades!
Matheus Wirth