“Alegria em Ser Liderança!” Esse foi o tema abordado nos três Seminários, com a assessoria da Diaconisa Arlete Adriana Prochnow e a Catequista Liane Zwetsch Klamt.
Promovido pela Associação Sinodal da OASE do Sínodo Norte Catarinense, esse tema despertou e motivou aproximadamente 260 mulheres a participarem.
No Núcleo Contestado, o Seminário aconteceu na Paróquia Rio Negro/Mafra, no dia 06 de junho.
No Núcleo Jaraguá, o Seminário aconteceu na Paróquia Boa Samaritano, no dia 12 de junho.
No Núcleo Joinville, o Seminário aconteceu na Paróquia Luz do Mundo, Comunidade Caminhando com Jesus, no dia 19 de junho.
Apesar do frio, as mulheres vieram de muitos lugares e a recepção nas três paróquias foram bem calorosas e acolhedoras. As anfitriãs receberam a todas com um delicioso café com cucas, pães, geleias e frutas.
A Presidente Eliane deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos e todas.
Iniciou os Seminários com uma dinâmica, utilizando-se flores, comparando as mulheres com as flores. No início da vida somos como botões, desabrochando e se abrindo para a vida. No dia a dia temos várias etapas, assim como a flor que vai desabrochando e se abrindo.
As flores deixam seu perfume, seu aroma, mostrando sua beleza, suas formas perfeitas e imperfeiçoes, assim como nós.
O nosso botão floresce, cresce, muda de fase, mas sempre estamos prontas, enraizadas firmes na terra, através das palavras das Sagradas Escrituras e dos ensinamentos de Deus. Exalamos nosso perfume, em cada atitude de Diaconia que temos com o grupo, com a Comunidade, com a OASE.
Deixemos nosso jardim interno florescer como “Alegria em ser Liderança” a cada dia, pois somos capazes de dar algo a mais com a participação nos grupos de OASE, com base no nosso tripé: Comunhão, Testemunho e Serviço.
O tema da palestra foi desenvolvido pela Diaconisa Arlete Adriana Prochnow enfatizou o que é “Alegria” e em seguida o que é “Ser Liderança”.
Alegria é um sentimento que vem da alma, através da troca, do olhar, no relacionar-se, no testemunho.
“Ser Liderança” é ação, é movimento, é o fazer, tomar à frente, assumir responsabilidades.
Nossa fonte de “Ser Liderança” – Jesus Cristo que nos dá a segurança para sermos líderes na Comunidade, de agir, praticar, do fazer.
Após essa explanação, detalhou “A Alegria em ser Liderança”. Atingiremos essa “Alegria em ser Liderança”, tendo por base o amor, o agir dentro daquilo com que mais nos identificamos e quando soubermos distinguir e entender as atitudes do ser humano.
Mantendo esse espírito reflexivo, Liane Z. Klamt nos conduziu a sermos “Cinderelas”, em sua Contação de História com o título “A Cinderela mudou de ideia”. Mostrando que muitas vezes precisamos mudar os pensamentos, as atitudes. Apesar da pressão que ainda existe sobre o papel da mulher, conseguimos desempenhá-los muito bem.
Concluímos a parte da manhã com hinos e um delicioso almoço.
Na parte da tarde, iniciamos as atividades dirigidas pela Presidente Eliane e a Tesoureira Vera. Desenvolveram atividades tendo como referencia o Livro “OASE” Por quê? Como? Para que?
Tantas maneiras de desenvolver nossa Liderança. Onde mais me identifico?
Sou uma pessoa que gosto de atuar como Coordenadora Paroquial da OASE? Sinto-me chamada na OASE para exercer uma Presidência? A escrita é algo que mais me fascina. Consigo desenvolver bem as atividades de Secretária? O financeiro é meu chamado mais forte. Então poderei ser Tesoureira no grupo?
Esses questionamentos foram abordados no enfoque do “Planejar”.
Para que planejar? Como devo planejar? Onde cada uma participou conforme mais se identificou num trabalho de grupo, debatendo o tema específico.
Após essa dinâmica com os grupos, despertou interesse de um aprofundamento detalhado nos temas específicos de cada função. Ficou acertado que será feito um planejamento dentro das possibilidades da diretoria da OASE Sinodal, para trabalharmos em forma de “oficinas” para cada função, nos três Núcleos.
Ao concluirmos esse Seminário era visível no olhar de todas e nas doces palavras de agradecimento por estarem e poderem ter vivenciado, fazendo parte dessa Comunhão, desses Testemunhos e desse Aprendizado vivido durante o dia.
Saímos na certeza do comprometimento em executar com todo carinho e responsabilidade a vontade de servir com “Alegria” a tarefa de “Ser Liderança”.