Saúdo-vos em nome do Programa Mulheres na Igreja e na Sociedade da Federação Luterana Mundial – uma comunhão de igrejas que reúne mais de 70 milhões de pessoas luteranas em mais de 79 países, de 142 igrejas-membro. A IECLB, como igreja membro desta comunhão, participa deste espaço de irmandade, plural, diverso e desafiador.
Faz parte do trabalho programático da FLM a implementação da Política de Justiça de Gênero, recentemente aprovada pelo Conselho da Comunhão, bem como o fortalecimento da reflexão teológica das mulheres, que na América Latina e Caribe se expressa na articulação da Rede de Mulheres e Justiça de Gênero.
A FLM afirma que justiça de gênero significa a proteção e promoção da igualdade e dignidade de mulheres e homens criados à imagem de Deus e, portanto, corresponsáveis da criação. Esta política de justiça de gênero é implementada por meio de plataformas e processos que possibilitem o equilíbrio das relações de poder entre homens e mulheres, enfrentar os mecanismos que sustentam a discriminação, eliminando os sistemas de privilégio e opressão que geram injustiças.
Estes processos e ênfases do programa de mulheres e justiça de gênero da FLM é enriquecido na interação com os grupos regionais e das igrejas locais, como o Programa Gênero e Religião das Faculdades EST e a Coordenação de Gênero da IECLB. É motivo de alegria continuar fazendo parte e seguir fortalecendo as conexões e as iniciativas desta Campanha que hoje é lançada neste Espaço Diversidade, lugar tão querido e significativo, não só pra mim pessoalmente, mas pela imagem que carrega em si, de diversidade e inovação. Lançar uma campanha “Em comunhão com as viDas das mulheres” no marco das comemorações do Dia Internacional da Mulher insere esta iniciativa no mundo maior, nas relações pra fora dos espaços eclesiais. Este processo faz parte do que se define como papel público da teologia, de relevância para a viDa das mulheres, estando ao lado destas viDas marcadas pela violência e pela exclusão, mas sobretudo, de resistência e luta, de fortaleza e fé.
Desejo que as iniciativas que serão parte desta campanha sejam abençoadas e guiadas pela Sabedoria Divina e que sejam sustentadas pela mão bondosa de Deus que motiva a ser sal e luz no mundo. Que sigamos de mãos dadas neste caminho de irmandade e comunhão, aprendendo e nos desafiando mutuamente
Em sororidade
Elaine Neuenfeldt
Mulheres na Igreja e na Sociedade – FLM