Proposta
Esta liturgia foi pensada para uma celebração online. Havendo possibilidades para um culto presencial, poderá ser perfeitamente desenvolvida com liberdade e criatividade de acordo com o seu contexto.
Tempo litúrgico
A proposta litúrgica contempla o terceiro domingo na quaresma e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.
Tema bíblico
O texto bíblico indicado para a pregação neste dia é de Êxodo 20.1-17. A partir do texto, iluminado pelo evangelho de Mateus 22.37-40, propõe-se refletir a construção de relações mais justas e equilibradas entre mulheres e homens, como vontade de Deus.
Imagem/Símbolo
Uma balança de dois pratos é o símbolo que acompanhará a liturgia.
LITURGIA DE ABERTURA
Sino
[imagem em movimento] Som de um sino com foco no balanço do pêndulo
Canto: Elas estão chegando
Acolhida
Jesus Cristo diz: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10
L. Estamos na quaresma, tempo que nos convida para a escuta atenta do evangelho e para a reflexão profunda dos ensinamentos de Deus.
Nesse tempo especial de reflexão e apelo à conversão lembramos também o Dia Internacional da Mulher. Dia para celebrar as conquistas alcançadas, e interceder por coragem para continuar na busca e na construção de relações mais justas e equilibradas entre mulheres e homens, conforme a vontade de Deus. Vamos refletir a esse respeito à luz dos Mandamentos!
Seja bem vinda, bem vindo! Cantemos!
Canto: LCI 87 Salmo 19
Saudação Trinitária
L.: Reunimo-nos aqui em nome de Deus que, como pai e mãe cuida com amor de seus filhos e filhas;
Que em Jesus Cristo, acolhe mulheres e homens com justiça e igualdade;
E pelo Espírito Santo, a Ruah Divina, nos acompanha, orienta e fortalece. Amém.
Canto: LCI 4 Onde reina amor
[Imagem] - Projetar uma imagem que transmita harmonia, relação de equilíbrio entre pessoas e com a natureza.
Confissão de pecados
L.: O mandamento do amor nos convida para uma vida equilibrada, em segurança na graça de Deus. Ao mesmo tempo, nos leva a reconhecer e confessar que nem sempre vivemos de acordo com a oferta de amor, igualdade e respeito que Deus nos faz:
Impaciência - intolerância, submissão, opressão, machismo, racismo, desprezo, perseguição, violência, assédio, mentira, silenciamento são pecados que nos afastam da comunhão com Deus, geram divisões, sofrimentos e desigualdades entre nós.
[Imagem dinâmica] - Iniciar o momento da confissão com a imagem de uma balança de dois pratos, em posição de equilíbrio e, na medida em que são mencionadas as palavras de confissão de pecados, a balança equilibrada é substituída por uma desequilibrada revelando que o nosso pecado provoca desigualdades.
Canto – LCI 34 Concede o teu perdão
[Imagem] - Durante a música, as palavras são retiradas, uma a uma ou somem da tela.
Anúncio da graça
Imagem] - A balança em posição de equilíbrio com a cruz à frente ou, somente a cruz com foco na linha horizontal - projeta-se ou simplesmente pronuncia-se o versículo bíblico João 3.16
L.: Deus amou o mundo de tal forma, que deu o seu único Filho, para que toda a pessoa que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16
Canto: LCI 136 – Salmo 145.5 Em ti, ó Deus, nossos olhos esperam
Kyrie
Oh Deus, clamamos a ti, pelas dores deste mundo:
- Clamamos pessoas humilhadas, agredidas e violentadas em sua dignidade;
- Pela vida das mulheres de todas as raças, crenças e religiões que são vítimas de violência e relações injustas de gênero;
- Pelas situações em que pessoas e grupos tentam silenciar a voz da justiça, do direito e do cuidado com a vida.
Oh Deus vem sem demora. Em ti confiamos. A ti clamamos e, em ti, esperamos!
Canto: LCI 136 Em ti, ó Deus, nossos olhos esperam
Oração do dia
L. Oremos. Deus de amor, graças te damos por tua presença entre nós. Que a tua Palavra encontre acolhida em nosso meio e nos ajude a viver com a alegria, o equilíbrio e a liberdade que nos deste. Amém
LITURGIA DA PALAVRA
Introdução a Leitura Bíblica do AT
L. No contexto de passagem de uma vida de escravidão no Egito para uma vida em liberdade na nova terra, os Mandamentos servem de guia para a vida espiritual e civil do povo de Deus. Hoje, os mandamentos guiam a nossa vida espiritual e, como cidadãos e cidadãs, respondemos às leis civis. Ouçamos a leitura para o AT conforme Êxodo 20.1-17
Leitura do AT: Êxodo 20.1-17
Canto: LCI 148 Felizes os que ouvem
Introdução ao anúncio do evangelho
Porque Jesus resume os 10 mandamentos em dois? O que estava acontecendo que levou Jesus a essa fala?
Leitura do Evangelho: Mateus 22.37-40
Canto: LCI 148 Felizes os que ouvem
Impulsos para a Pregação
(aqui é possível explorar a imagem da balança, trazida na liturgia de abertura)
· Mandamentos, conforme leitura do AT, instrução de Deus para o bem viver! Manter a liberdade, promover vida digna e de qualidade para todas as pessoas. Quando não há igualdade entre as pessoas, impera a injustiça, a opressão, a violência, o sofrimento, a escravidão, a morte. Poderia focar nos desequilíbrios que existem na sociedade, na igreja, na família pensando nesse contexto do Dia Internacional da mulher.
· Duplo Mandamento do amor! O amor a Deus é um amor que passa por nós mesmos, nós mesmas e às outras pessoas. Como o amor a Deus nos ajuda a encontrar o equilíbrio de amar a si mesmo, a si mesma e à outra pessoa? A relação com Deus nos impulsiona para a vivência de relações justas, respeitosas e equitativas entre mulheres e homens na família, na Igreja, na sociedade.
· A partir das leituras bíblicas de hoje, trazer uma palavra de esperança para a comunidade, com foco maior nas mulheres, relacionando com o equilíbrio nas relações entre mulheres e homens. [Conforme documento da FLM, a Justiça de gênero se expressa através da igualdade e de relações equilibradas entre mulheres e homens por meio da superação dos sistemas de privilégios e opressão que sustentam a discriminação.p.38]
Canto: LCI 261 A paz [repetir duas vezes na seqüência]
Avisos
Anuncio das ofertas
Oração geral
Deus de amor, que amas tuas filhas e teus filhos por igual, pedimos-te pelas pessoas doentes, enlutadas, entristecidas e sem esperança;
Pedimos-te por aquelas que passam fome, que estão endividadas, desempregadas;
Intercedemos pelas mulheres, vítimas de preconceito, discriminação e violências;
Intercedemos por vacinas que salvam vidas e pelo fim da pandemia
Que as autoridades de nosso país e do mundo governem com amor, sabedoria e justiça, pelo bem de todas as pessoas e de toda a criação.
Pelas lideranças religiosas para que sejam fiéis ao mandamento de amor, ensinado por Jesus. Em nome de Teu Filho intercedemos e oramos.
Pai nosso...
Canto: LCI 261 A paz
LITURGIA DE ENCERRAMENTO
Bênção
Deus te abençoe com a sua paz
Pela sua graça o mal se desfaz
Deus te abençoe com o seu olhar
De dia e de noite, sempre a te cuidar;
Deus te abençoe com o seu amor
Em meio ao perigo Deus ouve o seu clamor
Deus te abençoe com o sopro da vida
Em cada respirar Deus te dê guarida.
Deus te abençoe com o seu conhecimento
Para que o amor seja sempre o maior mandamento.
Amém [Pa.Marli Brun 02.2021)
Envio
Neste momento, ao finalizar este culto, desejamos a você e à sua família um abençoado tempo de quaresma. Ficai em paz e testemunhai o amor de Deus com alegria. Gratidão por estares conosco neste culto.
Pósludio: Dá-nos esperança e paz
ELABORAÇÃO
Carmen Michel Siegle
Pastora e Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias/ Secretaria de Ação Comunitária da IECLB
Marli Brun
Pastora voluntária no Sínodo Nordeste Gaúcho e Coordenadora do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST.
Promoção e Divulgação
Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias
Secretaria da Ação Comunitária