PARABÉNS OASE !!!
“Até aqui nos trouxe Deus...”. 1º Samuel 7.12 É com essas palavras que saúdo vocês neste dia em que a OASE no Brasil completa 115 anos. 15 de agosto de 1899 foi e é um dia muito marcante na vida das mulheres da OASE. Neste dia oficialmente deu-se o inicio de um trabalho maravilhoso desempenhado por mais de 30 mil mulheres atualmente, o testemunho do amor ao próximo e a Deus.
Se até aqui chegamos, tenho certeza que foi pela fé, pela graça de Deus.
Foi através de Deus que a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) prosperou e cresceu durante os seus 115 anos de caminhada. Estamos alegres porque são 115 anos de muitas bênçãos. Não são 115 meses, dias ou horas. São 115 anos de comunhão, testemunho e serviço, semeados por onde passam o amor e a solidariedade. Além disso, é onde nos é dada a oportunidade de semear a palavra de Deus e perceber o abraço que Ele nos oferece através de Jesus Cristo.
Quando surgiu a OASE? É difícil responder exatamente. Podemos dizer que foi em 1899. Mas vamos usar como exemplo, uma colcha de retalhos e nos perguntarmos: quanto tempo levou-se para fazê-la? Eu digo que, mesmo antes da sua fundação em 15 de agosto de 1899 em Rio Claro – SP as mulheres já exerciam, nas comunidades, funções que depois se tornaram o objetivo dos grupos que vieram a se formar. Eu creio e também de acordo com relatos contidos no livro “Retalhos no tempo” que informalmente a OASE já existia desde a vinda/chegada dos imigrantes alemães ao Brasil no ano de 1824. Sendo assim, podemos ver que desde a imigração, as mulheres, apesar das dificuldades, foram encorajadas a servir a Deus com seus dons. E assim, com o passar dos anos cada mulher que faz ou fez parte de um grupo, de acordo com sua época, ajudou a construir a história da OASE e das comunidades da IECLB. O que nos alegra muito e nos enche de orgulho em podermos dizer que fazemos parte de um grupo de OASE.
Minhas amigas, a colcha de retalhos serve meramente de ilustração para a história da OASE e sua ação hoje. Quando juntamos as peças de uma colcha formamos uma única peça que é capaz de acolher, enfeitar e animar quem dela precisa. Assim é a OASE. Quem de nós não precisa da OASE? Eu preciso, pois é a partir dela e da minha fé em Cristo que eu traço o meu caminhar. Participar de um grupo da OASE é compartilhar alegrias, tristezas, preocupações e experiências. É usar os dons recebidos para o bem de todos. Tanto hoje, como nos primeiros anos da sociedade de senhoras, o principal objetivo era ajudar financeiramente as Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana. Só que hoje esse objetivo se ampliou, pois olhamos para fora dos nossos muros, atendendo e ajudando pessoas que precisam..... Nestes 115 anos de existência, continuamos exalando o bom perfume de Cristo através do servir e do trabalho que é marcado por alegrias, vitórias e inúmeras experiências.
Mas por que participar da OASE? Uma brasa isolada se apaga, mas um braseiro ou uma porção de brasas juntas provoca um incêndio, um calor sem igual. A união e o companheirismo das mulheres provoca ânimo, força e disposição para trabalhar em beneficio da qualidade de vida delas e de outras pessoas que as cercam e recebem ajuda.
Assim, o tripé – Comunhão, Testemunho e Serviço - é a base do trabalho realizado pelas mulheres dessa organização. Esses três objetivos gerais manifestam ação. Uma ação voltada para a construção da Igreja e para com o cuidado pessoal.
A OASE possui seu regimento interno, oferecendo uma orientação madura de como se deve agir e prosseguir na caminhada. Identificamos a OASE de muitas maneiras, mas oficialmente possuímos um distintivo, que é formado por uma cruz de âncora branca, sobre um fundo azul. Em 1987 foi criado o logotipo da OASE, com sete mulheres. O número sete é entendido na Bíblia como sinônimo de totalidade. As mulheres, iguais e sem rosto, representam que não deve haver projeção pessoal entre irmãs que trabalham em causas comuns na seara do Senhor. A OASE também é representada, pelo salmo 100 que é um salmo de louvor e de ação de graças. Ele salienta a alegria sentida quando se louva a Deus. Todos os moradores da terra são chamados a celebrar com alegria ao Senhor porque só ele é Deus, o criador.
Dedicamos este 115 anos para todas as mulheres que já nos antecederam e que merecem nossa eterna gratidão. É bom olhar para trás, lembrar e poder testemunhar os frutos deste trabalho maravilhoso, desta caminhada com Deus.
Nós mulheres que vivemos OASE e participamos de um grupo tão bonito, podemos ter muito orgulho do trabalho já realizado por aquelas que nos antecederam. Sabemos o quanto foi batalhado, quanta dedicação e envolvimento ao longo desses 115 anos. Somos o que somos hoje por sermos frutos daquela semente que foi lançada em 1899. Frutos de um trabalho voluntário e por muitas vezes anônimo em torno da causa maior que é Jesus Cristo. Mas a melhor forma de sermos gratas para com aquelas que nos antecederam é prosseguirmos cuidando do legado que elas nos deixaram. O que nos anima e move é sabermos o quanto ainda temos por fazer, são os desafios que ainda estão por vir .
Que a história dos 115 anos motive as mulheres para a continuação dos trabalhos da OASE, mantendo os grupos, e torcendo para que mais 115 anos de muito trabalho venham pela frente.
Parabéns a todas/os vocês que compartilham conosco essa alegria e que fazem parte deste grupo que é puro amor, testemunho e serviço a disposição do próximo e ofertado a Deus.
Rejane B. J. Hagemann
Presidente da Ass. Nacional dos Grupos de OASE