A Oase Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém elegeu, em Assembleia, sua nova diretoria. As novas integrantes da diretoria são:
Presidente: Maria Fehlberg Braun
Vice Presidente: Celina Aparecida SW Castro Simermann
Secretária: Irineia Zumacke Koske
Vice Secretária: Adriana Kruguel Schwanz
Tesoureira: Evanir Burzelaff Borchardt
Vice Tesoureira: Vera Cristina Luckner Beling
Conselho Fiscal Titular: Adeléia Jastrow da Silva, Dolores Hoffmann Marquardt, Vanessa Jonas Treichel
Conselho Fiscal Suplente: Rosa Zilma Tietz Schvanz, Lenita Fehlberg Birchler, Helena Hamelow
A Assembleia Sinodal da Oase aconteceu nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2014, nas dependências da Comunidade e Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Jequitibá, Caramuru, município de Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo. Sob o tema “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta?”, participaram representantes de grupos de Oase, coordenadoras paroquiais, coordenadoras das UPs, pastores e pastoras, a diretoria da Oase Sinodal e representante da Associação Nacional da Oase.
Iniciou-se o encontro com mensagem de incentivo do grupo de cantos da Associação Diacônica Luterana – ADL, com base no livro de Eclesiastes 9.14-17, que conta a história de um pobre sábio que poderia salvar seu povo do ataque do rei. Ele não foi valorizado por ser pobre e humilde. Assim, as mulheres são comparadas como esse sábio: sabem muito, mas não são notadas e ouvidas.
Houve uma palestra com Leonor Araújo sobre violência doméstica. Violência não é só física, mas também mental e psicológica. É interessante estudar e ler sobre a Lei Maria da Penha, para saber usá-la. Há suporte através do governo do Estado, CRAS, delegacia da mulher e tantos outros apoios. Deve-se denunciar todo e qualquer tipo de violência contra a mulher.
Após o almoço, aconteceu palestra com a Pa. Argéli Karsburg e o P. Marcos Vollbrecht. As participantes passaram por cinco estações, através de figuras e reflexão, baseadas em I Coríntios 13.7: “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência”. A pastora destacou que é perigoso utilizar um versículo isolado, deve-se ter o cuidado e entender também o contexto. O versículo acima foi usado isoladamente e transformado em violência contra a mulher.
Ela enfatizou os diversos tipos de Amor. No latim há três definições:
• Ágape: amor incondicional.
• Eros: deus do amor, da sedução, paixão.
• Philia: amor de irmãos, ressalta a amizade entre as pessoas.
Ela destaca que somente o amor Ágape tem poder de transformação. Ágape é feliz por fazer o outro feliz. Conforme o versículo citado, sofrer: sofrer por fazer a vontade de Deus, fazer o bem. Crer: acreditar, confiar. Esperar: estar à espera com esperança, paciência e tudo tem o seu tempo. Suportar: ter sobre si, ser a base ou suporte, aguentar.
Jesus não suportou carregar sua cruz até o final. Precisou de ajuda de Simão. O bebê precisa do suporte dos pais, especialmente da mãe. Deve-se ter o cuidado com o outro. Toda a violência assusta. Falta o amor Ágape. Quando há o amor Ágape, há ausência de todo tipo de violência. A união matrimonial deve existir até que o matrimônio tenha vida. Tudo que se passa na mídia, como as letras das músicas, reportagens, notícias, devem ser peneiradas, antes de serem aceitas.
Depois disso, além da eleição da nova diretoria da OASE Sinodal por um mandato de quatro anos, foram apresentados a prestação de contas e o relatório da presidente, bem como outras informações. Após este momento, com muitos agradecimentos e abraços, o encontro encerrou-se com a celebração do culto, onde houve a instalação e posse da nova diretoria.
“Que o caminho seja brando a teus pés, o vento, sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo os veja, que Deus os guarde na palma de sua mão” (Benção Irlandesa)