Num lindo dia de sol, grupos de OASE da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Três de Maio/RS realizaram, na localidade de Mato Queimado, o Congresso Paroquial da OASE. O encontro foi cuidadosamente planejado pela coordenação paroquial. As mulheres de Mato Queimado, no dia anterior ao encontro, fizeram cucas, bolachas e outros quitutes para acolher as participantes. E não faltou um delicioso almoço preparado por lideranças da comunidade. Neste clima de acolhimento, a coordenadora paroquial da OASE, Lurdinha Bender deu as boas vindas a todas as participantes. Em seguida, o P. Sinodal, Renato Küntzer, saudou a todas as participantes, desejando um abençoado encontro. Assim teve início a celebração da Semana Nacional da OASE, intitulada “Reconciliação: Primavera na nossa vida!”. Na primavera, cheia de folhas, flores, frutos o sentido da vida é ressignificado.
Ao refletir sobre a história de vida de Katharina von Bora, refletimos sobre a nossa própria história de vida. Contar a nossa história é um desafio que advém da Campanha Em Comunhão com as Vidas das Mulheres, lançada pela IECLB, tendo como um de seus objetivos “resgatar as histórias de mulheres, que fizeram e fazem a história da Igreja, colocando suas vidas, seus dons e suas habilidades a serviço do Evangelho; registrar suas vidas, seus feitos, seus ensinamentos. Esta campanha, lançada em parceria com a Faculdades EST e com o apoio da Federação Luterana Mundial, integra as comemorações dos 500 anos da Reforma. Ivone Bado Streicher, juntamente com a coordenação paroquial da OASE, é uma das lideranças que está coordenando este trabalho na OASE da Paróquia de Três de Maio. Ivone motivou as mulheres a contar a própria história. As histórias coletadas serão encaminhadas à IECLB para publicação no Portal Luteranos. Para que isso aconteça, é necessário que cada história seja escrita seguindo o padrão referencial da própria IECLB. Informou às participantes que algumas das histórias, coletadas em todo o Brasil, serão divulgadas em um livro a ser lançado como parte da Campanha.
Como parte do Congresso, tivemos também a apresentação de uma peça de teatro, organizado pelo grupo de OASE de Consolata e uma peça de jogral, organizado pelas mulheres da Entrada da Barrinha. No primeiro, a reflexão sobre a responsabilidade da família para com as pessoas idosas; no segundo, as mãos como símbolo de tudo o que fazemos. Além destas apresentações, houve um impulso motivacional para a organização do Fórum da Mulher Luterana. Finalizando o encontro, cada mulher passou pela “Porta de Katharina von Bora”. Ao passar, recebeu dos ministros Samuel Gausmann e Jairo dos Santos e da Ministra Mariza Sandra Scheffler Allebrandt sementes de girassol, empacotadas por alunas e alunos da APAE. Sementes estas que reconciliam e renovam a primavera na nossa vida. Analisando o encontro e também a trajetória dos grupos de OASE, Lurdinha afirma: “Quantas flores desabrocharam através de visitas, de encontros, de estudos bíblicos, de dedicação à comunidade de fé”. As fotos enviadas por Ivone Streicher nos aproximam - reaproximam do evento... É a história das mulheres celebrada em comunidade. A parceria no lançamento da campanha Em Comunhão com as Vidas das Mulheres no Congresso Paroquial da OASE de Três de Maio fortalece o processo de visibilização da presença atuante das mulheres na história da IECLB. (Pa. Marli Brun – Programa Gênero e Religião – Faculdades EST)