Nesta quarta-feira, dia 10, a OASE do Sínodo Vale do Taquari realizou sua Assembleia. Mais de 70 mulheres participaram do evento que nos deixou a seguinte mensagem:
Mensagem da Assembleia Sinodal da OASE
Teutônia, Cidade que canta e encanta recebe mais uma assembleia /congresso da OASE, em que mulheres oriundas de todo o Vale do Taquari foram acolhidas com carinho na casa sinodal. Saudadas e acolhidas pela presidente sinodal da OASE, que em sua fala nos diz que, como mulheres cristãs rendemos graças a Deus Pai através de Jesus Cristo que por meio de nossa fé se faz presente em nossa vida. Presente também nesta assembleia esteve a presidente nacional da OASE que nos saúda dizendo que “Simplesmente amar é a base para quem quer servir e que pela força deste amor Deus permite a comunhão que é motivo de alegria e louvor para nós mulheres da OASE.
“Deus tudo criou pela palavra e criou a todas/os nós também. Somos Igreja da Palavra e na OASE vemos Deus criando muitas coisas através do testemunho e do servir das mulheres. A palavra é o próprio Jesus Cristo. Dizer que somos Igreja da Palavra é dizer que somos Igreja que cria e transforma. Como Igreja de Jesus Cristo somos chamados/as a comunicar o amor de Deus”, estas foram as palavras de acolhimento proferidas pelo Pastor sinodal.
Além dos assuntos normais de uma assembleia, tais como, a apreciação dos relatórios da presidente, da tesouraria e a aprovação do orçamento para 2016, houve a apresentação e instalação das novas coordenadoras e vice coordenadoras paroquiais de OASE .
“Tempo”, palavra que pode ter vários significados, mas que em nossa reflexão nesta tarde chuvosa, tendo como base o texto de Ec 3.1-8, nos diz que “Tempo é tempo de vida e não há dinheiro que possa recolocar o tempo em nosso dia a dia. Tempo de vida é feito de vivências e toda a vivência precisa de tempo”. A palavra de Eclesiastes “tudo tem seu tempo” nos leva a perguntar e refletir se temos o dado o devido tempo, ou melhor, como estamos vivendo esse “tempo”. Podemos planejar, distribuir tarefas, mas sempre com o cuidado e a importância de cada tarefa em relação a fase da nossa vida e das pessoas com as quais vivenciamos o nosso tempo. É sempre bom lembrar que o tempo vivido não volta. Desperdiçar esse tempo com ressentimentos implica em perdas de convivência e de comunhão. Vivamos o nosso tempo com amor, alegria e prazer pela vida que Deus nos deu.
Podemos resumir a mensagem da Assembleia com o Poema de Mário Quintana .
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal…
Quando se vê, já terminou o ano…
… Quando se vê não sabemos mais por onde andam nossos amigos…
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado…
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casaca dourada e inútil das horas…
Eu seguraria todos os meus amigos, que Já não sei como e onde eles estão e diria: vocês são extremamente importantes para mim.
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo…
Dessa forma eu digo, não deixe de fazer algo que gosta devido a falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.”