Na manhã do dia 14 de novembro, em Curitiba, as mulheres reunidas no Encontro Nacional de Mulheres no Ministério, aprofundaram temas históricos da ordenação de mulheres ao Ministério na IECLB e da ética do cuidado.
A pastora Anelise Lengler Abentroth fez a sistematização de materiais sobre a história de mulheres no ingresso do estudo da teologia e no Ministério com ordenação. O desafio crítico da leitura dessa história, fez com que sentíssemos a necessidade de registrar histórias de mulheres, de sistematizar essas histórias e partilhar esses relatos que marcaram este processo da presença das mulheres no MInistério Ordenado da IECLB e qual impacto isso trouxe e ainda trará para a estrutura eclesial.
A irmã Ruthild Brakemeier compartilhou informações sobre as modificações que aconteceram na Comunhão Diaconal, na formação e na ordenação de Diáconos e Diáconas, e nos desafios que ainda são postos para a organização e compreensão deste Ministério.
A doutoranda em filosofia da UFSC, Ilze Zirbel, trouxe uma síntese sobre a questão da ética do cuidado na filosofia. Com o relato de alguns conceitos, demonstrou o quanto alguns estudos e conclusões que se tornam normativas para a formação do pensamento, não levaram em conta a diversidade de gênero, causando uma reflexão unilateral, exclusiva,perpetuando conceitos da sociedade branca, masculina, patriarcal, ocidental e capitalista. A ética do cuidado pressupõe o reconhecimento da nossa vulnerabiildade enquanto seres humanos, e a necessidade de que políticas públicas, relações pessoais, institucionais, percebam essa vulnerabiildade e a necessidade de tecer redes de cuidado.
Veja tudo sobre Encontro Nacional de Ministras