Com o tema “Mulheres da Reforma, Ontem e Hoje”, no espírito da campanha “Em comunhão com as viDas das mulheres” participaram representantes dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de outubro de 2015, em Campinas.
Nossa Paróquia foi representada por Bia Strottmann que compartilhou o trabalho realizado pelo Grupo de Mulheres que se reúnem quinzenalmente na residência de Erika U. Gielow.
Como integrante da coordenação sinodal do Fórum, também levei imagens de mulheres do Vale do Paraíba em diversas situações servindo com seus dons e talentos.
Este II Fórum trouxe a assessoria do Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST com a palestra da Pª. Drª Marli Brun que trouxe histórias da vida de mulheres da época da Reforma, como Marie Dentière e deteve-se em especial na pessoa de Catarina Zell, nascida Schütz (c. 1497 a 1562). Esta mulher, também chamada de reformadora, enfrentou muitos obstáculos chegando a argumentar contra a afirmação de que as mulheres devem permanecer caladas nas comunidades (1 Co 14.34), citando Gálatas 3.28 e Joel 2.28.
As mulheres também foram incentivadas a continuar enviando suas histórias de vida para a campanha “Em comunhão com as viDas das mulheres” ou coletando relatos de vidas de mulheres para compor o acervo rumo aos 500 anos da Reforma em 2017.
O encerramento do Fórum deu-se com a celebração final onde foi destacada a sororidade, a ação solidária entre mulheres, como importante recurso para que auxiliemos, umas às outras, a caminhar e se equilibrar, muitas vezes num mundo imerso nas trevas da desigualdade, da opressão, do fundamentalismo e da exclusão.
Foi uma alegria representar o Vale do Paraíba e, esperamos no III Fórum, em outubro do próximo ano, irmos em maior número para dar maior visibilidade à nossa Paróquia e suas mulheres.