Essa ciranda não é minha não
Ela é de todas nós
Ela é de todas nós
A melodia das mulheres diz,
que o movimento traz a nossa voz.
Embaladas pela ciranda da Ruah divina, nos dias 15 a 17 de novembro de 2022, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, em São Leopoldo/RS, se reuniram 82 ministras ordenadas na IECLB, nas ênfases ministeriais catequética, diaconal, missionária e pastoral e sete convidadas de organizações parceiras do exterior.
Sob o lema bíblico de Atos 16.15, nas palavras de Lídia: “Entrem e permaneçam em minha casa”, o III Encontro Nacional de Ministras celebrou os 40 anos desde a 1ª ordenação de uma mulher na IECLB. A partir de uma retomada histórica da presença e atuação de mulheres dentro e fora da igreja, com oração, cantos, estudo bíblico, diálogos e partilha, o Encontro encerrou com culto eucarístico e pregação da Pastora Presidente Silvia Beatrice Genz.
Acolhidas nesta casa comum, espaço de confiança, segurança e proteção, desfrutamos do convívio e aconchego, com a oportunidade de ouvir, refletir e dialogar sobre alguns temas, entre eles, a efetivação do ministério compartilhado, a superação da violência contra a mulher e o encorajamento para o exercício da voz profética em denúncia e anúncio. Nos alegramos e nos comprometemos com o documento Política de Justiça de Gênero da IECLB e com encaminhamentos que virão referentes à formação ministerial aprovados pelo XXXIII Concílio da Igreja.
Nesta ciranda da vida, nos damos as mãos, nos unimos e dissemos umas às outras: “Entrem e permaneçam em minha casa”. Seguimos desafiadas a dar as mãos para fazer a ciranda se movimentar.
Pra se dançar ciranda,
juntamos mão com mão
formamos uma roda
vivemos essa canção.
São Leopoldo, 17 de novembro de 2022.
Veja mais sobre o jubileu. Clique aqui.