Dia Mundial de Oração
Preparado pelo Comitê do DMO de Vanuatu
5 de março de 2021
“Construir sobre um firme fundamento”
Estudo bíblico - Mateus 7.24-27
Notas introdutórias
O evangelho de acordo com Mateus tinha em mente uma comunidade cristã de ascendência judaica. O projeto de Mateus era apresentar Jesus como o rei dos judeus, o tão esperado Messias. A estrutura do livro de Mateus pode ser delineada para mostrar Jesus o Messias: a apresentação de Jesus, o Messias [1-4: 11], os ensinamentos de Jesus [4: 12-7], o poder curativo de Jesus [8- 11: 1], a progressiva rejeição do Rei [11: 2-16: 12], a preparação dos discípulos de Jesus [16: 13-20: 28], a apresentação e a rejeição do Messias [20: 29-27 ]; a ressurreição de Jesus [28].
O texto principal da Bíblia para o programa de Vanuatu vem da sessão sobre os ensinamentos de Jesus, com instruções sobre como entrar no reino dos céus. Para um contexto mais amplo da história selecionada, leia Mateus 5: 1-7: 29.
Vamos revisar o capítulo 7. Vemos nessas histórias que Jesus está fazendo uma análise comparativa de uma determinada situação. Começa com Jesus instruindo a não julgar os outros e não esquecer que seremos julgados de acordo com a forma como julgamos (v 1-2). Nos versículos 3-6, Jesus aconselhou a observar as próprias ações e corrigi-las antes de apontar as falhas dos outros.
Nos versículos 7-11, Jesus falou sobre o Pai celestial, que é a fonte de todas as coisas boas e que dará aos que pedem com fé. O versículo 12 é a regra de ouro da lei e dos profetas, que é “faça aos outros o que você gostaria que eles fizessem a você” (NVPR). Nos versículos 13-14 Jesus ensinou sobre os dois modos de vida.
No versículo 15-20, Jesus instruiu sobre o ensino falso e verdadeiro e como identificar e lidar com esses ensinamentos. Nos versículos 21-23, Jesus ensinou sobre o caminho para o reino. Somente as pessoas que fazem a vontade do Pai entrarão no reino dos céus.
Finalmente, chegamos aos versículos 24-27, os versículos do Programa de Vanuatu. Os versículos 28-29 do capítulo 7 concluem o ensino iniciado no capítulo 5, o Sermão da Montanha. É muito importante ter em mente contextualizar o que Jesus disse sobre suas palavras para serem ouvidas e colocadas em ação (v 24). Não é uma orientação vazia; por trás disso está o entendimento completo do ministério de Jesus e do reino dos céus. Vamos relembrar as palavras de Jesus (Mateus 5: 1-11), sobre as quais devemos agir para ser como uma testemunha sábia das bênçãos de Deus.
Leia a história da Bíblia - Mateus 7: 24-27
Exercício em grupo - Antes de ler o texto, você pode preparar um quebra-cabeça com as frases da história, mas sem o número do versículo. Depois, peça aos participantes para colocar a história na sequência que eles pensam que corresponde ao que Jesus ensinou. Permita que as pessoas compartilhem a sequência criada e discutam novas ideias que o exercício pode ter trazido para entender a história da Bíblia.
Conclua o exercício e peça voluntários para ler Mateus 7: 24-27 e conversem sobre as seguintes perguntas:
*Jesus usou dois verbos para apontar a conclusão de seu ensino - ouvir e agir/obedecer
(24, 26). Como você se sente sobre isso? O que os verbos lembram a você?
*Como é ser uma pessoa sábia ou tola em seu contexto?
*Você ficou admirado com o ensino de Jesus assim como as multidões ficaram (7:28)?
Jesus estava preocupado com a multidão que foi para a montanha e ouviu a palavra de Deus para viver uma vida melhor. Eles estavam com fome e com sede. Todos os ensinamentos nos capítulos 5 a 7 de Mateus deliberaram sobre duas coisas - ouvir e agir ou ouvir e fazer. Os resultados que virão dependem das escolhas feitas e das ações tomadas. As palavras finais de Jesus para seus ensinamentos na Montanha foram uma história de comparação. O sábio construtor estava seguro, enquanto o tolo perdeu a casa. Os sábios agiram de acordo com as palavras de Jesus, enquanto os tolos não. Vamos considerar isso cuidadosamente antes de tomar nossas próprias decisões na vida.
Conecte a história da Bíblia com o tema “Construir sobre um firme fundamento”
A essência da história de Jesus é OUVIR com precisão a palavra de Deus e AGIR de acordo e com precisão. Vamos agir inspirados pelo amor de Deus e saber que nossa fé sem ação está morta (Tiago 2: 14-26). Quando construímos sobre a rocha que é Cristo, sabemos que estamos sobre uma base sólida que resistirá às provas da vida e permanecerá solidamente segura.
Em Provérbios 24: 3está escrito: “Pela sabedoria uma casa é construída, e pelo entendimento é estabelecida.” Esta é a casa de quem é sábio, que ouve e age sob apalavra do amor e edifica a sua casa sobre um fundamento forte e seguro - Jesus Cristo.
Vamos nos levantar e construir nosso lar, nossas nações e o mundo com base nas palavras de Jesus, que nos lembrou da regra de ouro: “Em tudo, faça aos outros como você gostaria que eles fizessem a você” (7:12). Esta é a nossa base sólida. Este é o princípio básico de nossa mensagem hoje. Esta é a instrução integral de Jesus, terminando todos os ensinamentos de Mateus 7.
Como mulheres e líderes na vida, devemos nos levantar contra todas as formas de violência para construir uma nova sociedade mais justa, pacífica e temente a Deus. Pois com Deus todas as coisas são possíveis para os que crêem. Vamos nos unir.
Ao refletirmos sobre essas histórias, que lições aprendemos?
* Quais são as palavras de Jesus nas quais você fundamenta suas ações para viver com
sabedoria?
* Assim como, OUVIR e AGIR estão refletidos no lema do Dia Mundial de Oração –
“Oração com informação. Ação com oração”- como podemos construir sobre esse
firme fundamento ?
Oração:
Deus,vamos nos lembrar que na vida sempre há escolhas a fazer. Nós te convidamos a intervir em nossas vidas e nos ajudar a agir de acordo com as palavras de Jesus, que afirmamos ser o caminho, a verdade e a vida. Amém.
Este material faz parte do culto e
recurso educacional para a celebração anual do DMO de 2021.
Para mais informações, por favor, contate:
Comitê Internacional do Dia Mundial de Oração
475 Riverside Drive, sala 729
Nova York, NY. 10115. EUA
admin@worlddayofprayer.net - http://worlddayofprayer.net
As citações das escrituras aqui contidas são da Nova Versão Padrão Revisada da Bíblia, com direitos autorais © 1989 pela Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional de Igrejas de Cristo nos EUA e são usadas com permissão. Todos os direitos reservados.