Nos dias 15 e 16 de março de 2016 realizou-se o Encontro Sinodal de Coordenadoras e Vices-Coordenadoras Paroquiais da OASE. O local do Encontro foi o Lar da Igreja de Panambi e se fizeram presentes representantes de 22 Paróquias, a Diretoria Sinodal da OASE, o Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, a Orientadora Teológica Sinodal, Pastora Dulce Engster, o Vice-Orientador Teológico, Pastor Adi Pfeiffer, a Pastora Betina Schlitter Cavallin e a Pastora Sonja H. Jauregui.
A Sra. Delci Adam, presidente da OASE Sinodal, saudou carinhosamente a todas as participantes. Os trabalhos iniciaram com o canto “Deus está aqui”. Cantou-se com alegria e com gestos. O P. Adi convidou ao grupo para um momento de reflexão e oração, encerrando este momento com o canto “Graças, Senhor, eu rendo muitas graças”.
A seguir realizou-se a apresentação das Coordenadoras e Vice Coordenadoras Paroquiais da OASE. Várias eram novas no cargo. Foi um momento especial de compartilhar um pouco da história de cada uma em sua Comunidade e grupo de OASE.
A Pastora Dulce, orientadora da OASE Sinodal, trouxe a sua saudação lembrando o tempo litúrgico da quaresma, semana santa e páscoa, apontando para os panos em cor roxa, lilás e branco, o crucifixo e a cruz vazia e convidou a Pastora Betina para trazer a sua palestra que versou sobre a Imagem e semelhança de Deus! Mulher santa, Mulher pecadora.
As mulheres foram provocadas pela dinâmica de dobradura de um telhado, no qual em um dos lados elas escreveram: Como eu me vejo? No outro lado: Como as outras pessoas me veem? E na parte interna: Como eu gostaria que fosse?
- Precisamos ter tempo prá gente;
- Somos obra prima de Deus;
- Quando não sabemos de algo, precisamos procurar ajuda;
- Cada pessoa tem dons;
- A gente é o que aprendeu quando criança;
- Parte do que somos é o que vivemos no dia-a-dia;
- O jeito que eu sou faz diferença na vida das outras pessoas?
- Tempo para se olhar no espelho... Quem somos? Como somos?
Após esta abordagem onde se falou sobre a imagem que temos, o que espelhamos e como muitas vezes guardamos em nosso íntimo ou até mesmo vivenciamos, as mulheres destacaram vivências e também olharam para o texto de Gênesis – no relato da criação; a imagem e semelhança de Deus. Analisamos em conjunto sobre o significado de sermos mulheres santas e pecadoras.
Na sequencia, houve a exposição em power point de textos, comentários e imagens que perfizeram toda a dinâmica de reflexão e diálogo sobre a composição de nossa imagem e a concepção de semelhança com o Criador – enquanto criaturas que recebemos tudo d’ELE. Concluindo com o que somos como mulheres, integrantes de grupos, e o que buscamos construir como servas de Deus.
“Somos como um vaso de barro, somos moldadas todos os dias. Somos imagem e semelhança de Deus”.
A noite de terça-feira esteve reservada para dar uma olhada nos relatórios dos diversos grupos, dando destaque a atividades significativas realizadas em 2015. Foi um momento de troca de experiências e de aprender uma com a outra.
A manhã seguinte foi reservada para olhar para a agenda e os diversos encontros que acontecerão em 2016. (MAIO: Encontro nos Núcleos: dia 12 de maio em Panambi e no dia 17 de maio em Coqueiros do Sul; JUNHO: Assembleia Sinodal em Panambi; AGOSTO: Encontro de Coros; SETEMBRO: Semana Nacional da OASE; OUTUBRO: Retiro de Recuperação e Descanso em Panambi; DEZEMBRO: Encontro Sinodal de Mulheres com Celebração de Advento). Também foi feito o convite para o IV Encontro Intersinodal de Mulheres PPL, no dia 20 de março, em Palmitos/SC. O tema do encontro: Pelo fim da violência doméstica.
Ao final do encontro foi celebrado a Ceia do Senhor. Momento de oração e de comunhão que fortaleceu a caminhada e lideranças das mulheres da OASE. Com um gesto de carinho para a palestrante e a orientação da OASE encerrou-se mais um Encontro Sinodal de OASE com as Coordenadoras e vices da OASE.