Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Lar da Igreja em Panambi recebe...

Encontro Sinodal de Coordenadoras e Vices-Coordenadoras Paroquiais da OASE

16/03/2016

1 Altar
2 Saudação Sra Delci Adam
3 Canto com gestos
4 Canto com gestos
5 Pa. Betina
6 Momento da Palestra
7 Momento da Palestra
8 Momento da Palestra
9 Momento da Palestra
10 lembrancinha
11 Dando uma olhada nos relatórios
12 Dando uma olhada nos relatórios
13 Dando uma olhada nos relatórios
14 Dando uma olhada nos relatórios
15 Dando uma olhada nos relatórios
16 Dinâmica
17 Dinâmica
18 Dinâmica
19 Dinâmica
20 Dinâmica
21 Dinâmica
22 Dinâmica
23 Altar no encerramento
24 Pa. Dulce
25 Cruz formada com os trabalhos em grupo
26 Celebração da Ceia
27 Celebração da Ceia
28 Celebração da Ceia
29 Mimo de Páscoa às participantes
30 Mimo as palestrantes pela diretoria
31 Pa. Betina e Pa. Dulce
1 | 1
Ampliar

Nos dias 15 e 16 de março de 2016 realizou-se o Encontro Sinodal de Coordenadoras e Vices-Coordenadoras Paroquiais da OASE. O local do Encontro foi o Lar da Igreja de Panambi e se fizeram presentes representantes de 22 Paróquias, a Diretoria Sinodal da OASE, o Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Olair Hoffstaedter, a Orientadora Teológica Sinodal, Pastora Dulce Engster, o Vice-Orientador Teológico, Pastor Adi Pfeiffer, a Pastora Betina Schlitter Cavallin e a Pastora Sonja H. Jauregui.

A Sra. Delci Adam, presidente da OASE Sinodal, saudou carinhosamente a todas as participantes. Os trabalhos iniciaram com o canto “Deus está aqui”. Cantou-se com alegria e com gestos. O P. Adi convidou ao grupo para um momento de reflexão e oração, encerrando este momento com o canto “Graças, Senhor, eu rendo muitas graças”.

A seguir realizou-se a apresentação das Coordenadoras e Vice Coordenadoras Paroquiais da OASE. Várias eram novas no cargo. Foi um momento especial de compartilhar um pouco da história de cada uma em sua Comunidade e grupo de OASE.

A Pastora Dulce, orientadora da OASE Sinodal, trouxe a sua saudação lembrando o tempo litúrgico da quaresma, semana santa e páscoa, apontando para os panos em cor roxa, lilás e branco, o crucifixo e a cruz vazia e convidou a Pastora Betina para trazer a sua palestra que versou sobre a Imagem e semelhança de Deus! Mulher santa, Mulher pecadora.

As mulheres foram provocadas pela dinâmica de dobradura de um telhado, no qual em um dos lados elas escreveram: Como eu me vejo? No outro lado: Como as outras pessoas me veem? E na parte interna: Como eu gostaria que fosse?

- Precisamos ter tempo prá gente;
- Somos obra prima de Deus;
- Quando não sabemos de algo, precisamos procurar ajuda;
- Cada pessoa tem dons;
- A gente é o que aprendeu quando criança;
- Parte do que somos é o que vivemos no dia-a-dia;
- O jeito que eu sou faz diferença na vida das outras pessoas?

  • Tempo para se olhar no espelho... Quem somos? Como somos?

 

Após esta abordagem onde se falou sobre a imagem que temos, o que espelhamos e como muitas vezes guardamos em nosso íntimo ou até mesmo vivenciamos, as mulheres destacaram vivências e também olharam para o texto de Gênesis – no relato da criação; a imagem e semelhança de Deus. Analisamos em conjunto sobre o significado de sermos mulheres santas e pecadoras.

Na sequencia, houve a exposição em power point de textos, comentários e imagens que perfizeram toda a dinâmica de reflexão e diálogo sobre a composição de nossa imagem e a concepção de semelhança com o Criador – enquanto criaturas que recebemos tudo d’ELE. Concluindo com o que somos como mulheres, integrantes de grupos, e o que buscamos construir como servas de Deus.

“Somos como um vaso de barro, somos moldadas todos os dias. Somos imagem e semelhança de Deus”.

A noite de terça-feira esteve reservada para dar uma olhada nos relatórios dos diversos grupos, dando destaque a atividades significativas realizadas em 2015. Foi um momento de troca de experiências e de aprender uma com a outra.

A manhã seguinte foi reservada para olhar para a agenda e os diversos encontros que acontecerão em 2016. (MAIO: Encontro nos Núcleos: dia 12 de maio em Panambi e no dia 17 de maio em Coqueiros do Sul; JUNHO: Assembleia Sinodal em Panambi; AGOSTO: Encontro de Coros; SETEMBRO: Semana Nacional da OASE; OUTUBRO: Retiro de Recuperação e Descanso em Panambi; DEZEMBRO: Encontro Sinodal de Mulheres com Celebração de Advento). Também foi feito o convite para o IV Encontro Intersinodal de Mulheres PPL, no dia 20 de março, em Palmitos/SC. O tema do encontro: Pelo fim da violência doméstica.

Ao final do encontro foi celebrado a Ceia do Senhor. Momento de oração e de comunhão que fortaleceu a caminhada e lideranças das mulheres da OASE. Com um gesto de carinho para a palestrante e a orientação da OASE encerrou-se mais um Encontro Sinodal de OASE com as Coordenadoras e vices da OASE. 


Autor(a): Pa. Dulce Engster e Pa. Betina S. Cavallin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres
ID: 37283

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br