Na tarde de 7 de março, os grupos de OASE Ana (Comunidade Bom Samaritano), Raquel (Comunidade Apóstolo João) e Priscila (Comunidade Apóstolo Paulo), da Paróquia Semeador, reuniram-se na Comunidade Bom Samaritano, para celebrar o Dia Mundial de Oração, apresentando a situação dos cristãos e das mulheres cristãs no Egito.
Foi uma tarde muito interessante, onde as senhoras dos nossos grupos puderam conhecer o Egito, a partir de uma apresentação de slides e uma reflexão sobre este país de quase 6.000 anos de história, mas que só veio a ter seu primeiro presidente eleito há 2 anos atrás. Uma terra fascinante conhecida como “berço da civilização”, dirigida por faraós que se apresentavam como deuses e construíram as pirâmides e outras construções imensas, e onde o cristianismo chegou bem cedo, provavelmente por pessoas que estavam em Jerusalém no dia de Pentecostes, hoje tem como religião preponderante o islamismo com 88% da população e 12% cristãos.
Atualmente, os egípcios estão vivendo uma época de mudanças sociais e políticas e a Igreja cristã anseia por ajudar a todos a ter uma vida digna, anunciando o amor de Deus e incentivando cada cristão a testemunhar sua fé e a não desanimar frente às dificuldades. As fotos mostraram uma realidade totalmente desconhecida e bem diferente da nossa realidade. Por isso, a celebração do Dia Mundial de Oração tem sido uma oportunidade de conhecer as lutas dos cristãos espalhados pelo mundo. A celebração é escrita pelas mulheres do país que mostram sua realidade e pedem nossa intercessão.
O local da celebração estava ornamentado com um painel onde estavam desenhadas as pirâmides e uma bandeira do Egito, e as diversas senhoras que participaram da celebração estavam vestidas com trajes do Egito.
A reflexão teve como base o texto bíblico de João 4.1ss que traz a história do encontro de Jesus com a mulher samaritana, ao lado do poço de Jacó. A história foi encenada e serviu de base para a mensagem apresentada pelo Pastor Ernâni Petry. No final da celebração, foi feita uma oferta destinada à instituições diaconais de nossa Igreja. No material com a celebração, as irmãs do Egito testemunhavam para nós: “No deserto do Egito Deus fez brotar um de seus mananciais, a Igreja Cristã.” Isto nos alegrou muito e oramos para que o Espírito Santo fortaleça aos irmãos em Cristo, que sobrevivem e convivem com uma população na sua grande maioria islâmica.
A tarde foi esplêndida, com muita oração pelas irmãs do Egito e lembrando as necessidades de nosso país também. No final, o encontro encerrou comum delicioso café.
A celebração do Dia Mundial de Oração alarga nossos horizontes e nos faz se importar com nossos irmãos e irmãs espalhados pelo mundo, cada qual com suas particularidades.
No Sínodo Norte Catarinense, tivemos várias celebrações. Acompanhe ...
Paróquia Barra do Rio Cerro
- Comunidade Cristo Salvador
- Comunidades Ap. Paulo, Ap. Pedro e da Paz
- Grupos de OASE da Pa. Barra do Rio Cerro
Grupos de OASE da Par. Rio Negro/Mafra
Par. Caçador e Par. Rio das Antas
Par. Ap. Tiago - Jaraguá do Sul
Par. Ap. Pedro - Jaraguá do Sul
Par. Planalto Central Catarinense
CEJ-Par. da Paz - Joinville,SC
Par. Martinho Lutero - Gruva - Comun. Itapoá,SC
Par. Litoral Norte Catarinense, São Francisco do Sul,SC
CEJ-Par. Cristo Redentor - Joinville,SC
CEJ-Par. dos Apóstolos - Joinville,SC
Par. Rio Bonito - Joinville,SC
Par. Bom Samaritano - Jaraguá do Sul,SC
Par. Semeador - Joinville,SC