Integrando as celebrações dos 500 anos do movimento da Reforma Protestante, a Faculdades EST inaugurou, na tarde da última sexta-feira, 27, o Memorial às Mulheres do Movimento da Reforma, por meio da escultura de Katharina von Bora. O acontecimento, que ficará marcado para sempre na história da instituição, representa um convite para o movimento, para o estudo, para não ficarmos paradas diante dos desafios.
Durante quatro meses, o Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST trabalhou na mobilização de recursos, com o apoio de grupos de mulheres do Brasil e do exterior. A obra foi elaborada pela artista Nina Eick.
O Memorial com a escultura de Katharina von Bora é o primeiro criado para homenagear às mulheres da Reforma. Conclama igrejas, instituições de ensino e pesquisa e a sociedade a reconhecer a contribuição das mulheres em todos os âmbitos de atuação. Ainda incentiva às mulheres a lutarem unidas pelos direitos humanos, especialmente, os direitos das mulheres.
Durante a cerimônia, diversas personalidades da Faculdade se manifestaram, exaltando a importância deste momento. O reitor Prof. Dr. Wilhelm Wachholz destacou a escolha da personagem homenageada, explicando a fundamental contribuição de Katharina von Bora à Reforma mais conhecida no Brasil e na América Latina e por ter sido uma liderança entre as mulheres da época e uma influência a todos até os dia de hoje.