O dia teve início com meditação dirigida pela Pa. Paula Trein, tendo por base o texto bíblico de Eclesiastes 4.9-12 e a dinâmica da flor. Cada participante escreveu seu nome dentro de um botão de flor de papel que, colocado sobre água, abriu-se revelando a diversidade de cores, jeitos, cheiros, fragilidades e alegrias, semelhante ao que experimentamos nos caminhos da vida. Com gratidão e alegria lembramos, nesse dia (22/11), os 25 anos de ordenação da colega Dulce Engster. Com cantos, reflexão e oração colocamos o dia nas mãos de Deus.
O texto da Pa. Anelise Abentroth “Mulheres no Ministério Ordenado – perspectiva histórica” e as estatísticas por gênero, do Ministério Ordenado na IECLB, foram importantes subsídios para a reflexão sobre a caminhada e a situação das ministras. Em 35 anos de mulheres no Ministério Ordenado na IECLB, muitas foram as alegrias identificadas, também as dificuldades, necessidades e desafios que o Ministério com Ordenação representa para as mulheres na IECLB.
Os impulsos bíblicos, trazidos pela Pa. Dra. Márcia Blasi, enriqueceram a reflexão do grupo ao colocarem Rute e Noemi em diálogo com o panorama atual das ministras na IECLB. Confiança, apoio, fortalecimento, estratégia, transformação e reconhecimento da própria história são atitudes de sororidade identificadas no texto. No restante da tarde, a reflexão ocorreu em grupos sob a motivação do que precisamos, podemos e queremos abraçar juntas, em nível nacional sobre: articulação, representatividade e justiça de gênero.
O dia encerrou com uma linda e profunda celebração que possibilitou espaço para a partilha da palavra, oração, sentimentos, impressões. Houve o gesto do lava-pés e o convite para a vivencia do compromisso de apoio e sororidade entre as mulheres, no ministério ordenado na IECLB. Gratas pela vida e pelo dia cheio de graça, descobertas e partilhas, descansamos para o terceiro dia do encontro, na paz de Deus!
Veja também: