Na quarta, dia 4 de fevereiro, a coordenadora adjunta do Programa de Gênero e Religião da Faculdades EST, professora Ma. Márcia Blasi, acompanhada da professora Dra. Marli Brun e da estudante Ketlin Schuchardt, esteve na sede sinodal em Estância Velha (RS) em uma reunião com a pastora sinodal Tânia Cristina Weimer.
O tema do encontro foi a promoção do curso que visa trabalhar uma metodologia para o resgate de histórias de mulheres nas comunidades, capacitando seus participantes para a coleta e registro de informações. O curso está programado para o final de abril e de maio e será dirigido a lideranças comunitárias do Sínodo Nordeste Gaúcho.
A iniciativa busca dar visibilidade às histórias das mulheres que fizeram e fazem a história da Igreja, colocando suas vidas, seus dons e suas habilidades a serviço do Evangelho.
O programa de Gênero e Religião da EST foi criado em 2009 e recebe financiamento da Igreja da Suécia. A promoção deste e de outros cursos de formação tem como objetivo ouvir e atender anseios das comunidades, relacionados ao tema.