Neste domingo (26.10), a Comunidade Luterana no Bairro dos Pires celebrou de forma especial os 497 anos da Reforma Luterana. O culto teve uma liturgia especialmente elaborada para o tema da Reforma, incluindo hinos deste período. Na celebração se destacaram um teatro realizado por duas mulheres interpretando Katharina e Lutero, mostrando um pouco da importância e a participação da mulher da Reforma (vídeo abaixo). Os confirmandos e confirmanda apresentaram um pouco do que estão aprendendo no Ensino Confirmatório sobre a palavra de Deus, um dos pilares da Reforma.
Na prédica, Katharina também foi citada como exemplo e como atuação importantíssima, muitas vezes esquecida na história e no processo da Reforma, na administração do lar e no testemunho cristão por meio do serviço ao próximo. Além de Käthe Luther, também foi evidenciado o trabalho e a dedicação das mulheres desde a Reforma até os nossos dias e sua grande relevância para as comunidades luteranas de hoje.
A partir do texto de Jo 8.31-36, a prédica tratou da verdade que liberta da opressão religiosa, que motivou a Reforma e que nos faz refletir na importância da centralidade de Cristo em nossa vida de fé, pessoal e comunitária nos dias de hoje. Como comunidade cristã, fruto da Reforma, precisamos vivenciar e testemunhar isso, não apenas com palavras, mas também com ações de amor e serviço às pessoas próximas.
Após a prédica, foi apresentada à comunidade a Rosa de Lutero em cerâmica, doada por um membro e instalada na parede sobre o púlpito, iniciando também as ações que no decorrer dos próximos anos serão realizadas em comemoração aos 500 anos da Reforma em 31.10.17. Ainda neste espírito de alegria, o casal Dirce e Oswaldo Dibbern doou dois quadros, um com a foto do interior da Igreja de Lutero em Wittemberg e outro com foto da porta da mesma igreja, tendo como destaque os reformadores Lutero e Melanchton ajoelhados diante do Cristo crucificado, que conforme o P. Dr. Martin Dreher citou numa de suas palestras, é uma das imagens mais sublimes que representa o amor de Deus pela humanidade. Estes quadros serão também instalados no interior do nosso templo.
Também neste culto iniciamos a campanha de arrecadação de cupons fiscais em prol da ALICC - Associação Limeirense de Combate ao Câncer, lembrando ainda das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul para mulheres (câncer de mamas) e homens (câncer na próstata). As atividades especiais realizadas pela Comunidade Luterana no Bairro dos Pires ainda se estendem até o dia 31 de outubro com duas palestras que serão realizadas pelo Pastor Marcio aos alunos/as e professores/as da EMEIEF Martim Lutero, sobre a vida do Reformador e sua esposa.
Veja o que foi publicado sobre o Dia da Reforma