No dia 10 de junho de 2015, no Lar da Igreja de Panambi, aconteceu a Assembleia Sinodal da OASE. O início deu-se com a saudação da presidente Sinodal da OASE, Sra Delci Adam. A Meditação de abertura esteve a cargo do P. Adi Pfeiffer, Vice-Orientador Sinodal da OASE. Os cantos foram acompanhados com violão pelo P. Carlos Frühauf.
Após, a Sra. Liane Plegge, vice-secretária, fez a leitura da Convocação e a verificação de quórum foi feita pela Sra. Marlene Schneider, vice-presidente da OASE. A leitura da Ata da última Assembleia foi realizada pela secretária, Sra. Isolde P. Fucks. E a Ata foi aprovada.
O Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, Sr. Dirceu Hoffstaedter, trouxe uma saudação e lembrou o Dia do/a Ministro/a e a importância de cada um/a nos trabalhos das Paróquias. Saudou a todas as mulheres destacando a importância delas nos trabalhos da Igreja. Cantou-se parabéns aos Ministros e Ministras pelo seu dia.
Seguiu-se com a PALESTRA com o P. Carlos Frühauf, cujo tema foi: quais os cuidados cristãos na condução dos trabalhos da OASE? O P. Carlos iniciou a sua palavra lembrando o Manual da OASE: OASE Como, Por que e Para quê? O que é OASE? OASE é um setor de trabalho da IECLB. É um auxílio mútuo para as mulheres no trabalho da Igreja. Lembrou o tripé da OASE: Comunhão, testemunho e serviço.
A partir do tripé foi lembrado que cada encontro da OASE deve estar iluminado com a Palavra de Deus. Que cada mulher é chamada a falar e agir de forma digna e a prestar auxílio para as pessoas mais frágeis. Destacou a boa condução dos grupos de OASE. Lembrou-se da importância de um bom planejamento e avaliação. Recordou os 10 mandamentos da OASE e chamou a atenção do que deveria atrair as mulheres para o trabalho: a Palavra de Deus. Destacou a importância da bênção em cada encontro. A bênção nos fortalece e nos lembra do amor incondicional de Deus. Lembrou de maneira especial que na OASE não existem sócias e sim membros, membros do Corpo de Cristo.
Logo após a sua palavra convidou o grande grupo a se reunirem em pequenos grupos para refletir sobre: Quais são os nossos sentimentos e que planejamento precisamos ter na família, em situações específicas como: ter uma pessoa doente na família, uma pessoa com necessidades especiais, uma pessoa que necessita de cuidados sempre, alcoolismo, dependente químico, filha solteira que ficou grávida, filho solteiro que será pai, HIV, doente terminal, o casal será avó, mulher vista como “rainha do lar”... A partir das conversas no compartilhar com o grande grupo, palavras que apareceram de forma especial: acolhida, carinho, amor, diálogo, orientação, solidariedade, paciência, doação, união, oração, fé.
O amor é a medida na família e dos trabalhos na OASE. A partir desta afirmação olhamos vários textos bíblicos. Encerrou-se esta parte da palestra com o canto “Sem amor é impossível viver” (1 Coríntios 13).
Também o Pastor Sinodal Ricardo Cassen trouxe uma palavra e lembrou que não basta saber do amor, é necessário transformá-lo em gestos concretos. Ambos precisam caminhar juntos, o saber e o viver. Exemplificou a partir do versículo bíblico: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mateus 16.16). Convidou as mulheres a lembrarem do Salmo 37.5 e desafiou-as a falarem estas palavras em conjunto: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. Desafiou as mulheres a continuarem motivadas e dedicadas no trabalho da OASE.
Na parte da tarde foram lembradas as aniversariantes que foram abraçadas. Logo a seguir o P. Carlos concluiu a sua palestra. Ele motivou as mulheres a sempre procurarem um aprendizado em tudo o que se enfrenta na vida. É importante também aprender com Cristo e seus seguidores e seguidoras a colocar-se nas mãos de Deus. Lembrou que a OASE é um espaço de aprendizado. É espaço para dar e receber carinho e também para diálogo e compartilhar experiências. Lembrou que o amor deve nortear os pensamentos e planejamento. Terminou a sua palavra lembrando que a OASE não pode se esquecer de ter em seus encontros a reflexão da Palavra de Deus.
Logo após, o Sr. Silvino Bernardo Lamb, presidente da Assembleia Sinodal, destacou a presença e importância da OASE na história e formação da Paróquias e em especial da Paróquia de Tapejara, o mais novo Campo de Atividade Ministerial no nosso Sínodo.
A Tesoureira, Sra. Loena Hoffstaedter, fez a apresentação das contas da OASE Sinodal. Foi lido o Parecer do Conselho Fiscal e as contas e orçamento foram aprovadas.
Também houve a apresentação do relatório pela Presidente da OASE Sinodal, Sra. Delci Adam. Em seu relatório faz agradecimento para a diretoria que já caminha com ela desde a gestão anterior e para a orientação teológica anterior. Agradece também as mulheres que assumem como coordenadoras paroquias de OASE e presidentes de grupos de OASE, bem como a orientação teológica atual.
Foram lembradas as várias atividades e feitos os seguintes convites: Encontro Sinodal de Coros da OASE na Comunidade de Coqueiros do Sul, Paróquia Evangélica do Planalto Médio (agosto); Encontro Sinodal de Recuperação e Descanso (outubro) e Encontro de Mulheres com celebração de Advento (dezembro).
- Foi lembrado que o relatório referente ao ano de 2015 deve ser entregue no Encontro de Mulheres com celebração de Advento.
- A Assembleia encerrou com a celebração da Santa Ceia, oficiada pela Orientadora Teológica da OASE, Pastora Dulce Engster e o Vice-orientador Pastor Adi Pfeiffer. Com o hino “Ao orarmos Senhor” fomos convidadas para a celebração de Encerramento da Assembleia Sinodal da OASE. Em sua mensagem a Pa. Dulce lembrou que o amor de Deus é como um manto que nos cobre e que se estende a partir de nós a outras pessoas. O manto de Deus que nos envolve nos consagra a ser manto ali onde estamos. Cada pessoa presente na Assembleia recebeu um pedaço de um manto com o desenho de corações. Este pedaço de manto quer ser um pequeno sinal do desafio que Deus nos dá de ser manto e coração na vida das pessoas. Que nós possamos, a partir da vida pessoal e do grupo de OASE, ser um manto de carinho e do amor de Deus às pessoas que nos cercam. A Pastora Dulce terminou sua palavra lembrando o texto do profeta Isaías 41.10: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão”. Ela lembrou que a forte mão é o manto do cuidado de Deus. Somos membros do Corpo de Cristo e para nos fortalecer na caminhada recebemos a Ceia do Senhor. Somos também animadas a ter gestos de amor de coração e em oração, e por isso fomos chamadas a ofertar para a Campanha Vai e Vem.
A celebração terminou com a oração do Cuidado do P. Rodolfo Gaede Neto, o hino da OASE “Jesus Cristo é Rei e Senhor” e a Bênção proferida pela Pa Dulce e o P. Adi.