
Transformando a família num lar foi o tema que conduziu os encontros e palestras em Domingos Martins, dando enfoque aos relacionamentos familiares.
O P. em. Darcy Brandt conduziu duas palestras, uma na quinta-feira (22/09), sob a ênfase relacionamento matrimonial, e outra na sexta-feira (23), sob a ênfase relacionamento familiar. Darcy é autor (em parceria com a esposa, catequista Helga Maria) dos livros Nosso casamento em barril de carvalho (2010) e Família, um aprendizado sem fim (2015). Residente em Navegantes/SC, atuou como pastor na IECLB por 40 anos e, atualmente, em sua aposentadoria, tem se dedicado a palestrar para casais e famílias em comunidades da IECLB. Em suas exposições durante as palestras, falou sobre o cotidiano da vida matrimonial e familiar, destacando a necessidade do amor e da compreensão entre os membros da família.
No domingo, dia 25, encerrando as programações voltadas à família, foi realizado um encontro de famílias, em conjunto com a paróquia local da IELB, tendo como enfoque as comemorações voltadas aos 500 anos da Reforma Luterana. No dia, marcou-se os 400 dias que faltam para 31 de outubro de 2017. P. Eloir conduziu a temática, destacando o legado de pais e mães na formação religiosa dos filhos, lembrando que num lar é preciso ter lugar para Jesus - seus ensinamentos e seu amor. A Diác. Irléci conduziu a liturgia e o P. Everaldo Discher (IELB) falou sobre o bom relacionamento entre as famílias das duas igrejas, o que proporciona também o bom relacionamento entre as duas paróquias.
A tarde de domingo encerrou-se com uma confraternização, para a qual cada família compartilhou o que trouxe de casa. O momento foi de descontração, bom diálogo e entrozamento.
Família e comunidade são espaços que devem sempre proporcionar acolhimento, bons relacionamentos, amizade, confiança e respeito. Que bom quando se pode refletir em conjunto sobre temas tão cotidianos e, ao mesmo tempo, tão necessários para que tanto comunidade quanto família possam ser sentidos como um verdadeiro lar.
Que nosso testemunho seja como o de Josué (24.15): Eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.