Leia Gênesis 12.1-4
O que pensou Abraão quando se viu numa situação de falta de perspectiva, sem filhos... O que ele terá pensado quando Deus lhe ordena: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vá para a terra que te mostrarei. Deus o manda para o desconhecido. Abraão tem um grande vazio. Ele nunca ouvira os gritos de crianças brincando e brigando pelo mesmo brinquedo. De repente Deus lhe fala: “farei de você um grande povo e te abençoarei”. Que grande promessa.
O chamado recebido por Abraão não era simples. Era um convite radical. Um convite que requeria deixar tudo de lado. Você estaria disposto a fazer o que Deus propunha a Abraão? Ao convidar Abraão a deixar a sua terra, Deus convida a ir para um lugar onde as pessoas se voltem para o Deus criador, ou seja, convida para abandonar outros deuses. O convite de Deus também é dirigido a nós.
No texto é importante observar que junto ao convite para que Abraão deixe a sua terra, casa e parentela, Deus expõe uma promessa marcada por 4 aspectos:
- Deus quer dar uma nova terra;
- Deus quer lhe transformar num grande povo;
- Deus quer lhe dar um grande nome;
- Deus quer que ele seja uma bênção.
Para alcançar o novo que Deus tem preparado Abraão precisa abrir mão, deixar para trás, confiar e se entregar. Para ver o novo precisa abandonar o velho jeito.
P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema
Reside em Curitiba/PR