Novos meios de comunicação x jovens e crianças
Débora Loepper Borges
GAMES, INTERNET E TELEVISÃO INFLUENCIAM CRIANÇAS E JOVENS?
Muito se têm discutido sobre o poder de games, internet e televisão sobre as crianças e jovens. Sem dúvida, a oferta e a oportunidade tem sido imensa.
GAMES, COMPUTADOR E TELEVISÃO SÃO PREJUDICIAIS?
Vivemos num mundo tecnológico, dinâmico, ativo, cheio de movimentos, cores, sons e formas. As crianças já nasceram inseridas neste mundo, ao contrário dos adultos que estão sendo obrigados a conhecer e aprender sobre o mundo virtual. Com que facilidade e rapidez as crianças desvendam os mistérios dos programas de computador e jogos! O uso desta tecnologia pode ser maléfico, se não houver bom senso e discernimento na utilização da mesma.
DESENHOS, JOGOS, GAMES E PROGRAMAS SÃO INOFENSIVOS?
Existem muitos desenhos, cuja mensagem está em manifestações de imortalidade, de espírito supremo cósmico, divindades, dragões, deuses, ocupações de corpo carnal em formas místicas e poderosas. Ideogramas, com músicas, cujo conteúdo evoca o satânico.
Sobre a internet existem dados de pesquisa que 18% de adolescentes estão viciados como se pode estar viciados com álcool, drogas e outros. Existem programas e jogos extremamente interativos, em que a pessoa se torna um personagem, com poderes de se transformar no que quiser, mudar seu visual, sua personalidade e aparência. O uso excessivo destes programas pode isolar cada vez mais a criança ou o jovem, que não se aceita como é, que passa a viver num mundo irreal. Isto não estimulará praticar atividades físicas, afetará o seu sono e seu comportamento.
Em 2008 foi realizada uma pesquisa sobre a utilização do Orkut no Brasil. Então já existiam 23 milhões de usuários —e hoje este número é muito maior. Comprovou-se que 60 milhões de pessoas no mundo visitam sites pornográficos. Estima-se que 400 novos websites sejam oferecidos a cada dia.
Sabemos do fascínio que os games exercem sobre as crianças e jovens. Movimentos, cores, sons e especialmente o poder que é dado ao usuário em decidir sobre a vida, destino e desfecho da vida do personagem. Alguns games apresentam atmosfera pesada, sinistra, cenários escuros e sujos, com sangue, larvas e seres animalescos. Lutas, brigas, morte e poder acabam sendo banalizados pela interação com o usuário. Sem dúvida, mensagens subliminares são passadas.
Convém ressaltar que na internet existem muitos programas, documentários, informações, games e salas de bate-papo que são saudáveis. Reafirmo que toda a tecnologia não é maléfica se for utilizada com bom senso e sabedoria.
QUAL É O PAPEL DOS PAIS NESTA QUESTÃO?
Em primeiro lugar, observar o que seu filho está absorvendo de informações, que conteúdo, mensagens e ensinamentos estão sendo transmitidos através da tecnologia que seu filho tem acesso. Levar em conta a influência do ambiente em que vive e com quem convive.
O perigo está na omissão dos pais, que permitem uso irrestrito, sem monitoramento. Muitos pais, infelizmente, acabam oferecendo os games, a TV, o computador como forma de ocupar o tempo dos filhos, para que eles — os pais — tenham sossego por um tempo.
Deus delegou autoridade espiritual aos pais sobre os seus filhos, para que os conduzam no caminho do Senhor.
O QUE OS PAIS DEVEM FAZER?
Limitar o tempo de uso do computador, internet e games.
Investir tempo de convivência com os filhos, oferecendo outras opções de lazer. Passeios no parque, viagens, leituras, cinema, teatro, museus. Assistir juntos a filmes, desenhos selecionados pelos pais. Fazer um lanche, e que os filhos ajudem a preparar, arrumar a mesa, lavar a louça num clima descontraído. Jogar bola, andar de bicicleta, jogar jogos de tabuleiro. Isso tudo fará com que se crie um canal de comunicação, de diálogo, de troca de carinho, demonstração de amor e afetividade. Os filhos, sentindo-se amados, protegidos e cuidados pelos pais, estarão menos tentados pelos vícios, amizades inadequadas e saberão impor-se diante das dificuldades e lidar com conflitos, essenciais para o seu desenvolvimento saudável.
Investindo tempo de qualidade com seus filhos desde pequenos, na adolescência colherá frutos deste relacionamento. Provérbios 2 indica o caminho.
Quando os pais não souberem como agir, basta procurar a Deus, pois Ele tem um plano para nós. Em Jeremias 29.11-12 diz: Só eu conheço os planos que tenho para vocês; prosperidade e não desgraça, e um futuro cheio de esperança. Então vocês vão me chamar e orar a mim, e eu responderei.
A autora é Pedagoga e Psicopedagoga e reside em Curitiba/PR
Voltar para índice Anuário Evangélico 2012