No culto de véspera de Natal, no dia 24 de dezembro de 2016, a Comunidade foi convidada a enfeitar uma árvore com estrelas distribuídas anteriormente. As estrelas continham as seguintes palavras: Jesus, paz, família, amizade, fé, carinho e comunhão.
Nascemos para dentro de uma FAMÍLIA que é o ninho de amor que Deus preparou para a nossa benção. É lá que vivemos as nossas primeiras experiências, onde aprendemos o amor, e os valores que vão nos acompanhar durante a nossa caminha de vida.
O primeiro Natal, nos trás a imagem da família: Maria, José e Jesus. Assim como Deus pensou em todos os detalhes para o nascimento de Seu filho amado, assim Ele pensou também na nossa vida, em cada um dos detalhes, conforme o lemos no Salmo 139. Deus também nos colocou dentro da família certa para o nosso aprendizado e crescimento.
Ao sermos alertados no 4º- Mandamento que devemos honrar pai e mãe, para que tudo nos vá bem e vivamos muito tempo sobre a terra, somos lembrados a cuidarmos bem deste grande presente, que é a nossa família, que nos acompanha por mais ou por menos tempo.
Todos nós sabemos que na família existem alegrias e tristezas, mas somos chamados a amarmos e cuidarmos da nossa família. A nossa família, pode não ser a melhor família do mundo, mas é a única que temos, por isso cuidemos bem dela. Cuide e ame da sua família enquanto é possível, pois dia destes, ela não poderá mais estar aqui.
Dentro da nossa família aprendemos algo fundamental que é a relação de AMIZADE com as pessoas. Consultando ao dicionário lemos que “amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção. A amizade pode existir entre homens e mulheres, irmãos, namorados, maridos, parentes, pessoas com diferentes vínculos. É um relacionamento social voluntário de intimidade. Algumas bases do sentimento de amizade são a reciprocidade do afeto, ajuda mútua, compreensão e confiança”
Jesus não veio ao mundo para ser servido, mas para servir. Através da amizade, nós podemos expressar nossos sentimentos pela vida das outras pessoas e sermos benção para elas. Podemos guardar no nosso coração todo o bem e amor recebido de outras pessoas, e queremos o melhor para cada uma delas.
Assim como a apostolo Paulo, escreveu em Gálatas 4, nada mais nos prende para não podemos viver a vida plena que Deus quer que vivamos. Somos livres para amar, para perdoar e reiniciar a nossa vida com Deus e com o nosso próximo. Deus nos presenteia com tudo o que Ele tem de melhor, e nós também queremos presentear as demais pessoas com o nosso melhor?
Abençoado final de semana!
Pastor Vanderlei Closs.