
A cada ano no segundo domingo de maio lembramos o Dia das Mães. Lembramos de uma forma especial de todas aquelas mulheres que no dia-a-dia se esforçam por criar, educar, cuidar e proteger seus filhos e/ou filhas. Também sabemos que mãe não é somente aquela que nos põe no mundo, mas em especial aquela que transmite amor, carinho e zelo por quem está sob sua guarda.
Por isso, mãe e também pai são palavras muito abrangentes, que expressam muitos sentimentos, muitos significados. Ser mãe é uma dádiva de Deus. É um dom que recebemos de Deus, independentemente de poder gerar ou não uma criança.
Poderíamos dizer que é na doação, na alegria de ver um filho ou uma filha crescer e se desenvolver, que a imagem de mãe nos permite compreender e sentir melhor quem e como é o nosso Deus.
Segundo o Salmo 139, Deus declara o seu amor desde o ventre materno e acompanha cada pessoa pela estrada da vida com suas bênçãos e orientação. É assim que ele nos sonda, nos conhece, não nos deixa escapar, nos acompanha e nos carrega.
Se ser mãe é um dom divino, maior ainda é a dádiva de sermos filhos e filhas. Quão valioso é poder ter uma mãe que nos olhe, nos cuide, nos ame e nos proteja. Quão valioso é saber que temos um Deus que nos recebe como filhos e filhas.
É por isso que neste mês de maio, onde mais uma vez lembramos o Dia das Mães, prestamos homenagens às mães de nossas Comunidades. Lembramos a data em cultos e em momentos especiais organizados pelos Grupos de OASE de nossa Paróquia. Com muita gratidão celebramos e rogamos as bênçãos de Deus para cada mulher que de alguma forma vive a maternidade em sua família ou sociedade.
A partir do Salmo 139 lembramos do amor de Deus por cada pessoa. Deus também é como uma MÃE que consola, que cuida, ama e protege e dá a sua vida pelos seus filhos e suas filhas. Nesta certeza, recebemos as bênçãos de Deus:
Que a bênção de Deus,
que nos ama como uma mãe e um pai,
do seu filho Jesus, que teve a companhia de sua mãe
em todos os momentos marcantes de sua missão,
e a força do Espírito Santo que dá coragem, força e fé,
nos acompanhem pela estrada da vida. Amém!
Os grupos de OASE Marta e Maria da Comunidade de Arco Íris (13 de maio), OASE Lídia da Comunidade de Erval Seco (27 de maio) e OASE Amigas na fé da Comunidade de Vista Gaúcha (31 de maio) celebraram o Dia das Mães oferecendo um chá para as mulheres do grupo e convidadas. O grupo Lídia de Erval Seco recebeu a visita do Grupo de OASE da Comunidade de Condor. As mães da Comunidade de Cel Finzito (14 de maio) e da Comunidade de Palmital (27 de maio) foram homenageadas pelo Culto Infantil com uma bonita mensagem no Culto da Comunidade. As demais Comunidades puderam vivenciar o Dia das Mães no Culto da Comunidade e todas as 13 Comunidades e o Ponto de pregação receberam a mensagem que lembra da Katharina von Bora, esposa de Martim Lutero e mãe de 3 filhas e 3 filhos.