
Casais Reencontristas da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Luther de Erval Seco iniciam o encontro do mês de outubro expressando a sua alegria por novamente estarem reunidos para um encontro com Deus. É sempre muito bom poder se encontrar. Mesmo que os casais tenham este chamado a cada mês, é Deus que convida para estar em sua presença. Seu convite de amor soa ao ouvido e o coração o percebe: Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos e irmãs!
O encontro aconteceu nas dependências da Comunidade de João Batista do Palmital (Município de Cristal do Sul) e o tema trabalhado foi “Cacos e Velas”.
Os Casais Reencontristas foram desafiados a olhar para o ano de 2019 e ver o que se quebrou como família, como casal, Comunidade, sociedade... Após este tempo de reflexão e partilha de sentimentos percebeu-se que muitos cacos estão aí e estão ferindo e entristecendo o coração. A cada partilha e testemunho quebrou-se um vaso de barro.
Num segundo momento perguntou-se sobre o que pode ajudar, animar, fortalecer nesses momentos? Quais foram os momentos bons que o grupo e os casais vivenciaram em 2019?
Ao final da reflexão o grupo percebeu que há muitos cacos que machucam, mas também houve momentos de alegria e celebração da vida, houve momentos que auxiliaram a fortalecer a esperança.
Desta forma, foi importante refletir: O que fazer com os cacos? Daria para reconstruir novamente? Percebeu-se que sozinhos, seria uma tarefa complicada e praticamente impossível. Mas, junto com Deus tudo é possível, afinal, Deus quer transformar os nossos cacos em algo novo... (Isaías 64.8).
Entretanto, o grupo se deu conta que este processo acontece de forma gradual e conjunta, e uma vez transformados, há como ir ao encontro e colocar-se ao lado de quem está quebrado. A luz da vela também ajudou na reflexão. Lembrando o encontro passado, quando através de velas que foram quebradas, mas o pavio permaneceu intacto, viu-se que Deus se faz presente em todos os momentos e de maneira especial quando nos sentimos quebrados.
Ao final da reflexão os Casais foram animados a pegar os cacos e juntá-los à cera derretida das velas quebradas do encontro anterior e transformá-los em uma linda vela, que acompanhará os encontros daqui em diante, lembrando que estamos juntos na caminhada, em tempos bons e em tempos difíceis.